Aeroporto Diomício Freitas

O governador Carlos Moisés da Silva estará na Região Carbonífera na sexta-feira (26), quando irá assinar ordem de serviço para os serviços de revitalização do Aeroporto Regional Diomício Freitas de Forquilhinha. Os investimentos serão de mais de R$ 13 milhões. A empresa vencedora da licitação é uma empresa de Forquilhinha. Também serão liberados mais de três milhões em equipamentos. Após a obra concretizada, a luta do prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, é para a volta dos voos comercial no aeroporto. Inclusive, esta será uma de suas bandeiras ao assumir a presidência da Amrec nesta quinta-feira, às 14 horas. A expectativa é de que a volta dos voos comerciais no Diomício Freitas a região volte a ter mais visibilidade, principalmente por conta dos executivos das grandes empresas, que antes chegavam pelo aeroporto.

Parceria com Forquilhinha

Governador vai aproveitar a estada na região e também vai assinar o contrato mãe do Plano Mil do Governo do Estado com Forquilhinha no valor de R$ 27,2 milhões, que serão usados para a terceira, quarta, quinta e sexta etapa de revitalização da Avenida 25 de julho e para o projeto denominado HeitmatWeg, o caminho de casa, traduzido para o português, que vai dar um novo visual para a cidade. O turismo é mais uma das bandeiras que o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, vai trabalhar na região. O governador já assinou este contrato com o município de Içara, quando a prefeita Dalvania Cardoso esteve em Florianópolis.

Sistema para evitar clonagem

Primeiro Estado a aderir ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), Santa Catarina foi o local escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura, para o lançamento da funcionalidade Renave 0 KM, que aumentará a segurança contra a clonagem de veículos novos. Com o Renave 0 KM, o comprador de um carro zero quilômetro receberá da concessionária, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica (ATPV-e), o que impedirá que o emplacamento do automóvel seja realizado em nome de pessoa física ou jurídica diferente da que fez a aquisição. A iniciativa é da Senatran, com tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Fake news

É falsa a mensagem que circula em redes sociais de que o tema identidade de gênero integra o currículo escolar de crianças e adolescentes na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Propagado por perfis que se escondem atrás do anonimato em ano eleitoral, o boato não tem fundamento. Orientação é para que as pessoas procurarem sempre os canais oficiais do Governo do Estado e fontes de informação confiáveis para não ser vítima da propagação de informações que não são verdadeiras. Fake news como essa surgem com maior frequência em anos eleitorais.

Estoque de remédios

Aguarda votação do Plenário do Senado um projeto de lei que obriga a divulgação dos estoques de medicamentos das farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS) pela internet. De autoria do deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), a proposta prevê que as listas estejam de forma acessível e atualizadas. Durante votação na Comissão de Assuntos Socais (CAS), o senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou que a medida já é adotada em alguns municípios. Para a relatora, senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), a proposta beneficia gestores, bem como a população que precisa dos remédios. O projeto (PL 4.673/2019) aguarda votação do Plenário.