Turismo no foco

Pautado pelo prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e pelo de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves, o Turismo Regional volta aos poucos a ganhar a devida atenção na Amrec. A intenção é que cada município possa explorar seus atrativos e integrar uma rota de turismo regional. “Criciúma não pode competir com outras cidades quando o assunto é praia, mas temos nossos atrativos e podemos fazer um roteiro integrado”, defende Salvaro, que vê nos parques e na história da mineração um dos atrativos de Criciúma. Forquilhinha, por outro lado, quer apostar na germanicidade. O prefeito Neguinho acredita que o projeto de transformação da cidade, lançado no último mês, será fundamental para isso. A cidade também quer apostar na religiosidade como um de seus atrativos. Treviso sempre teve vocação para os esportes de Aventura e deve explorar essa vertente. Assim como Urussanga quer se pautar pelo enoturismo. O que todos os prefeitos já parecem ter se convencido é que sozinhos seus municípios não irão atrair turistas, mas se a Amrec valorizar seus potenciais, sua cultura e trabalhar junto pode sim tornar essa atividade fonte importante de riqueza para toda a região.

A força do SUS

A pandemia ainda não acabou, mas o momento mais tenso da Covid-19 serviu para deixar o legado sobre a força do SUS. Avaliação é do secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. “Quando a população mais precisou, foi o SUS que socorreu. Quando um leito de UTI na rede privada chegou a ter diária de 10 mil reais foi o SUS que se desdobrou para permitir que as pessoas tivessem atendimento. A pandemia evidenciou a importância deste programa e de seus profissionais”, afirma o secretário. Acélio fez questão, no entanto, de deixar claro o principal problema do programa. “É a defasagem da tabela. Não há como admitir que uma consulta no SUS tenha pagamento de 10 reais. Esse é o grande problema, é isso que aflige os hospitais e precisa ser corrigido, mas o SUS funciona sim”.

Foco na Campanha

Um dos principais articuladores do PL de Içara e nome de confiança de Márcio Búrigo e Jorginho Mello, Giovanni Felipe está fora do Legislativo. Ele pediu nesta sexta-feira sua exoneração do gabinete do vereador Max Luiz e vai se dedicar integralmente a coordenação da campanha de Márcio Búrigo. Giovanni ganhou respeito no partido ao se tornar um dos responsáveis pelo projeto bem sucedido do PL em Içara e ter sido fundamental para o fortalecimento do partido em toda a região. A missão de Giovanni agora será percorrer Santa Catarina para consolidar o nome de Márcio em todas as regiões. O desafio do ex-prefeito de Criciúma é arrancar bem na Amrec e fazer votos em todas as cidades.

Rincão

Conversei nesta sexta-feira com o prefeito Jairo Custódio. Ele disse que espera lançar até o fim deste mês a programação completa para a temporada de verão. “Ainda estamos fazendo alguns ajustes necessários, mas vamos apresentar até o final do mês”, adianta o prefeito. Certo é a volta dos eventos a beira-mar e do Carnaval. Claro que tudo vai ser feito com cuidado, com atenção redobrada, mas a melhora da situação sanitária tem motivado a administração e dado um indicativo de que a temporada será das grandes.

Mutirão

Sábado será de sacola nas mãos e muita disposição por parte de um grupo de voluntários para deixar limpa a orla da Zona Sul do Balneário. O objetivo é limpar a faixa de areia e deixar o local pronto para a temporada. “Aquele trecho do Balneário vai receber uma bela praça, está sendo alvo de melhorias e vamos dar a nossa contribuição. Esperamos que a população também entenda isso como uma motivação para que não se jogue mais lixo a beira-mar. Todos precisam colaborar”, reforça.

Dados ruins

IBGE divulgou nesta semana dados que mostram que o comércio brasileiro sofreu uma retração nas vendas pelo segundo mês consecutivo. Dados são relativos a Outubro. Por outro lado a mesma pesquisa também mostra uma expectativa positiva com relação aos dois últimos meses do ano.

Confirmada

Falando em comércio, a CDL de Içara já está distribuindo os convites para a abertura oficial da programação natalina na cidade. Evento será na próxima quinta-feira, na Praça da Matriz São Donato. Será a noite de acendimento das luzes. O evento terá ainda várias outras atrações para o público que for prestigiar. No dia 2 será a noite para a chegada do Papai Noel e em seguida começa o horário estendido no comercio da cidade. Além da tradicional decoração a praça também vai ganhar um mini parque para que a garotada possa entrar no clima. “E teremos também duas motos zero quilômetro para sortear entre os clientes”, reforça o presidente da CDL Paulo Brígido.

Cartinhas

E a tradicional campanha de Natal dos Correios também já foi lançada. Por aqui é possível ir nas agências e adotar cartinhas para fazer alegria da criançada. Importante lembrar que quem pegar a carta tem que assumir o compromisso de entregar os presentes para não deixar a criançada chupando dedo.

No DNA

Vitor Teixeira é o novo presidente do DCE da Unesc. Foi eleito na noite desta quinta-feira com larga vantagem sobre a chapa adversária. Ele tem no DNA o traquejo para a política. Vitor é neto do saudoso professor Nei Teixeira e filho da ex-vereadora e presidente da Câmara de Criciúma Tati Teixeira. Em entrevista à Massa FM, ele defendeu um DCE mais atuante e sendo parceiro da reitoria da universidade para fortalecer cada vez mais a instituição.