Pacientes considerados ativos são os que estão em fase de transmissão da doença

Içara

A Secretaria de Saúde de Içara contestou os números de casos ativos de Covid-19 divulgados pelo Jornal Gazeta na edição de ontem. De acordo com o órgão, os números de pacientes na fase ativa da doença, ou seja, quando a pessoa ainda transmite o vírus, são menores e, com isso, Içara ocupa a sétima posição no índice, e não a primeira.

“A metodologia dos dados é diferente. Os casos ativos são uma parte desse percentual. Um paciente que permanece internado, por exemplo, por 40 dias, devido à Covid-19, não transmite a doença por todo esse período”, explica o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler. “Nossos boletins diários usam o termo ‘em tratamento’, que inclui pessoas que estão recebendo algum cuidado, nos hospitais ou em suas residências, até que se recuperem dos sintomas. Esse tempo pode ser maior que a fase ativa de transmissão do vírus”, salienta.

Conforme o comunicado da Prefeitura de Içara, “os índices oficiais utilizados para se chegar a este ranking são fornecidos pelo Governo do Estado no endereço de internet https://bityli.com/QCVlc, além do número populacional no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 164 casos ativos (até o fechamento da matéria), Içara tem o índice de 0,28% de sua população nessa condição, enquanto o município com quadro mais grave alcança a marca de 0,56% e o município com quadro menos grave 0,04%”.

“Esse dado também não é nada a ser comemorado. Lamentamos muito o índice nos municípios vizinhos. Porém, temos que assumir o compromisso com a verdade considerando os números reais que colocam a cidade na sétima posição e não na primeira quanto ao número de casos ativos conforme divulgado pela imprensa hoje”, enfatiza a prefeita Dalvania Cardoso. “Esperamos que tudo isso seja superado logo e tanto Içara quanto as demais cidades avancem ainda mais na vacinação para retomarmos a vida normal”, completa.

Rede de atendimento em todas as fases da doença

Ressler informa ainda que o município tem uma rede de atendimento que assiste o paciente de Covid-19 desde a suspeita da doença até o tratamento de sequelas no Centro de Reabilitação. “Temos dado toda atenção para que em cada etapa o paciente tenha todo cuidado e também para que não percamos os índices que são justamente os que norteiam as ações de nossa luta contra a doença”, comenta.

Esclarecimento: termos diferentes

No site https://coronavirus.sc.gov.br/sobre-os-dados/ o termo “casos ativos” é definido como “todos aqueles confirmados que não evoluíram a óbito e não se enquadram nos critérios de recuperados”. A definição, no entanto, não é a mesma utilizada no Painel de Caso Covid-19 SC, cujos números são os mesmos compilados pela Prefeitura de Içara.