Mensagem de Dom Jacinto para a Quaresma 2019

Mais uma vez a Igreja vivencia a Quaresma, celebrada pelos cristãos católicos através do jejum e da abstinência e da participação nas missas ou celebrações, em preparação à grande festa da Páscoa do Senhor. O bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach, envia uma mensagem sobre este tempo especial vivido pela Igreja.

“Quaresma é sempre período de preparação, onde somos convidados, chamados a nos converter para Deus e ao amor ao próximo. A Quaresma é este tempo propício, onde temos que olhar para dentro de nós e ver quanta coisa bonita temos, mas quantas coisas também precisamos melhorar para que a Igreja e a sociedade – todos – possam sair ganhando com a nossa conversão.

A Igreja nos propõe várias coisas que podem nos ajudar bastante a viver esse tempo: jejum, penitência, oração, amor ao próximo, participar da Liturgia nas comunidades, participar dos grupos bíblicos em família. São muitas oportunidades que a Igreja nos propõe que nós temos chance de participar para adentrarmos mais neste espírito da Quaresma.

A Igreja também nos propõe, nesta época do ano, a Campanha da Fraternidade, no Brasil sempre muito trabalhada e que esse ano traz como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, onde também somos chamados, convidados a participar. Há muitos espaços em nível nacional, estadual e municipal, onde nós, cidadãos cristãos, podemos participar. Lembro, especialmente, os conselhos municipais. Não se trata só de participar dos conselhos, mas cada um tem que fazer a sua parte, no sentido de melhorarmos a sociedade.

Toda vez que vamos ao mercado e compramos alguma coisa, pagamos imposto. Esse imposto deve reverter para o bem comum. E o bem comum é algo muito importante para uma sociedade ter paz, saúde, serenidade, fraternidade para todos e não apenas para alguns. Esse é o grande objetivo do Reino de Deus: construir uma sociedade mais fraterna e mais justa. Isso supõe que todos participemos e que, realmente, nos convertamos para Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Quero desejar a todos uma boa preparação para a Páscoa, uma Quaresma onde realmente Deus e o próximo sejam o grande mandamento para todos”.

Seminário sobre Políticas Públicas para Mulheres

Para a Igreja, a Campanha da Fraternidade, realizada a cada ano, não acaba quando termina o tempo da Quaresma. Não foi diferente com a CF 2018, “Superação da Violência”. Ao longo do ano, várias ações nos moveram em prol do tema.

Neste ano, com o tema Políticas Públicas, a Campanha da Fraternidade também nos convida a fazer um recorte para refletir sobre as Políticas Públicas para as mulheres.

O Seminário proposto para o dia 8 de março aqui na Diocese foi um desdobramento do Seminário Regional sobre o protagonismo da juventude e o enfrentamento da violência contra a mulher, realizado em Lages, no mês de dezembro.

Em novembro de 2018, por ocasião da data de 25 de novembro, dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, o Governo Federal em exercício instituiu o Sistema Nacional de Políticas Para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. Essa política pública voltada para as mulheres fortalece a CF 2019 – “Fraternidade e políticas públicas: serás libertado pelo Direito e pela Justiça”.

Assim, as Pastorais Sociais, a Pastoral da Juventude e a Cáritas Diocesana, por ocasião do dia Internacional da Mulher, realizou um Seminário Diocesano para um momento de reflexão e debates sobre tão importante tema: “Enfrentamento à violência doméstica e suas diversas nuances, dissolução familiar, adoecimento das mulheres, sequelas psicológicas dos filhos e demais familiares, etc”.

“Uma das principais exigências da espiritualidade quaresmal é a fraternidade”

O presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, durante cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, na sede provisória da Conferência, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, reforçou a importância de ligar o tema da Campanha da Fraternidade (CF) com a espiritualidade quaresmal: “A campanha ocorre durante a Quaresma porque quer ser sinal e instrumento de vivência quaresmal. Sabemos que uma das principais exigências da espiritualidade quaresmal é justamente a fraternidade, o amor fraterno, com seus vários níveis e exigências”.