Prefeituras e Governo de SC avaliam estragos das chuvas

9

Estradas e pontes foram os equipamentos de infraestrutura afetados; população tem perdas de vidas e materiais

Da Redação

Dias e muita chuva e muita tristeza para moradores de áreas afetadas por alagamentos por toda Santa Catarina. Agora, prefeituras e o governo do Estado tem a tarefa de computar os estrados na infraestrutura, estradas e pontes, principalmente, e a população de contar suas vítimas e perdas materiais. Mas o mal tempo deve persistir ainda nesta semana, e mais riscos ainda existem.

Os municípios que mais receberam chuva foram Araranguá e Urussanga, com volumes significativos de chuva. Urussanga, por exemplo, registrou 199 milímetros de chuva e declarou situação de emergência devido às inundações, com várias famílias afetadas. Criciúma recebeu um total de 180 milímetros de chuva durante o fim de semana, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A média histórica para outubro é de 140 milímetros.

Içara teve quase 200mm

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que Içara registrou mais de 187mm de chuva, apresentando riscos nas áreas próximas aos afluentes devido ao escoamento. No entanto, a distribuição da chuva não ultrapassou 10mm em uma hora. A precipitação mais intensa ocorreu das 9h às 10h de domingo, resultando em inundações na Avenida Procópio Lima, no bairro Raichaski, e interrupções no trânsito em várias áreas da cidade. A Defesa Civil de Içara está tomando medidas para mitigar os riscos e aconselha os motoristas a terem cautela.

Ultrapassam os 300mm em SC

A primeira semana de outubro trouxe chuvas intensas para Santa Catarina, com acumulados de aproximadamente 200mm em grande parte do estado. O Vale do Itajaí foi uma das regiões mais afetadas, com precipitações superiores a 300mm em algumas áreas. Os eventos de chuva mais intensa ocorreram entre os dias 3 e 4 e entre 6 e 8, acompanhados de temporais, granizo e rajadas de vento. A previsão indica um retorno das chuvas fortes para quarta e quinta-feira (11 e 12), com a Epagri/Ciram recomendando monitorar a previsão do tempo.

Volume de chuva registrado

  • Araranguá 223 mm;
  • Urussanga 199 mm;
  • Içara 187 mm;
  • Criciúma 175 mm (na Vila Francesa) e 181 mm (Quarta-Linha);
  • Laguna 175 mm;
  • Tubarão 169 mm;
  • Nova Veneza 164 mm
  • Fonte: Estações da Epagri e da Cemaden