Obra ira facilitar a passagem dos trabalhadores e pedestres em frente a empresa Librelato

Içara

Após várias indicações na Câmara de Vereadores para que a Administração Municipal apresentasse uma saída para a passagem dos pedestres na Rodovia SC 445, em frente a empresa Librelato, a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, anunciou que irá construir uma passagem subterrânea no local. “Pensava que a obra custasse um valor muito alto, mas depois de pedir para o engenheiro da prefeitura junto com o engenheiro da Librelato apresentarem um orçamento, ficou evidente que dá para realizar a obra”, informou a prefeita.

Pelo levantamento passado pelos profissionais de engenharia, o custo para realizar a obra será de aproximadamente R$ 260 mil. Com a administração municipal ficando responsável pela construção da passagem subterrânea e a empresa ficando com as calçadas. “Vamos construir a passagem por ser uma obra de interesse público, pois vai evitar transtornos tanto para a empresa, quanto para o município”, ressalta Dalvânia.

A prefeita informou que em reunião realizada na quinta-feira, conseguiu o aval do Conselho de Desenvolvimento Econômico e também já tem a permissão da Secretaria de Estado da Infraestrutura para fazer a obra. “O custo benefício torna importante a solução para este gargalo. Não tivemos dificuldades de conseguir a autorização do Estado através do secretário de Infraestrutura Tiago Vieira”, relata a prefeita.

O próximo passo será o lançamento da licitação para conhecer a empresa que irá fazer a obra. De acordo com o vice-prefeito Jandir Sorato, que também está empenhado na viabilização da construção do túnel, a obra deverá ficar pronta dentro de 60 a 90 dias. “Foi deliberado para poder fazer em parceria com a Librelato e será de estrema urgência para todos que usam a rodovia”, destaca o vice-prefeito.

Obra cobrada

A busca por uma solução para melhorar o trânsito no local e a segurança dos pedestres já vem de alguns anos. O prefeito Murialdo Canto Gastaldon tentou diversas vezes junto ao Estado a liberação, mas não conseguiu desenrolar as pendências. Ainda no mandato passado, o ex-vereador Antônio de Melo, fez requerimento para a construção do túnel e cobrou na Tribuna da Câmara. Nesta semana, o vereador Max Luiz, o Max Rola, também fez requerimento na Câmara pedindo atenção para o problema.