Bolovo: a ordem dos fatores só melhora o produto

Chef PV Show ensina a fazer essa delícia de boteco e mostra diferentes maneiras de saborear

Içarense nato, fui a grande Florianópolis fazer faculdade. E não era de gastronomia. Me formei em jornalismo, mas as tantas idas e voltas a Palhoça, minha segunda cidade, me fizeram comer muito em restaurantes e lanchonetes a beira da estrada.

Uma que me marcou bastante era em Penha, pouco antes do pedágio. Certo dia, meu pai parou para tomarmos um café e eu pedi uma coxinha. A atendente me informou que era um bolovo, uma coxinha que substituía a carne por ovo no recheio. Como nunca havia experimentado aceitei. Desde então nunca mais parei em outro lugar e nunca mais pedi outra comida em minhas visitas aquela lanchonete.

É por isso que hoje de trago a receita do bolovo (na versão ovos de codorna)

Ingredientes: 1 ovo, ¼ xícara (chá) de leite, 4 colheres (sopa) de farinha de rosca (e mais para empanar), 500 g de carne bovina moída, salsa picadinha, sal, pimenta-do-reino, 16 ovos de codorna em temperatura ambiente e óleo para fritar.

Modo de preparo: Misture o ovo com o leite e a farinha de rosca até incorporar. Acrescente a carne moída e tempere com salsa, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture até dar liga para enrolar. Divida em 16 porções iguais e modele bolas. Reserve. Em uma panela com água fervente, coloque os ovos de codorna e cozinhe por 2 minutos.

Retire com uma escumadeira e transfira para uma tigela com água e gelo até esfriar bem para descascar. Abra as bolas de carne na palma da mão e recheie cada uma com um ovo de codorna.

Feche, volte a enrolar em formato de bola e empane em farinha de rosca. Frite em óleo não muito quente até dourar e deixe escorrer sobre papel absorvente antes de servir.

Apesar de trazer a você essa receita. O meu bolovo preferido tem ovo de galinha, não tem carne moída e é coberto por massa de coxinha. Você ainda pode ser mais guloso(a) e fazer 2 coberturas, uma com carne e uma com massa de coxinha. Também fica ótimo.