Novembro Azul com consultas e palestras para homens em Içara

10

Unidades de saúde vão atender em horário estendido nos dias 9 e 23 deste mês

Içara

Pensando em conscientizar e prevenir os homens contra o câncer de próstata e de pênis, a Secretaria de Saúde de Içara está promovendo ações em alusão a Campanha Novembro Azul. Os cidadãos com mais de 40 anos de idade podem procurar as Unidades de Saúde da Família para realizar consultas e exames. Nas terças-feiras, dias 9 e 23, os postos estarão abertos em horário estendido até as 20h. O agendamento pode ser realizado diretamente nas unidades, pessoalmente ou por telefone.

Apesar do horário estendido em apenas duas terças-feiras, as unidades de saúde realizam exames e consultas para homens diariamente. “Pedimos que os homens procurem as unidades de saúde, que não tenham medo. Ainda existe um mito muito grande em relação ao exame de toque, mas o câncer quando descoberto cedo as chances de cura são enormes”, disse a enfermeira coordenadora da atenção básica em saúde do município de Içara, Sônia Rocha da Silva.

No sábado passado (30), a equipe realizou uma caminhada conscientizando os içarenses sobre a saúde do homem e da mulher. Na programação para este mês também está a realização de palestras de conscientização para os homens em empresas. “Muitas vezes eles acabam não tendo tempo para se cuidar, para procurar orientações, por isso vamos para dentro das empresas, como já fizemos na campanha Outubro Rosa. As palestras são focadas nos cuidados em relação a prevenção e diagnóstico precoce. Já temos quatro empresas confirmadas. Os empresários que desejarem levar as rodas de conversa para os seus colaboradores podem procurar as unidades de saúde”, lembrou a enfermeira.