“Era empréstimo ou trocar figurinhas”

A Câmara de Vereadores de Içara aprovou em Sessão Extraordinária na noite da última sexta-feira a autorização para que o município contraia junto à Caixa Econômica Federal um empréstimo de 90 milhões de reais. Os valores são oriundos do Finisa e devem ser pagos em até 10 anos com juro de 3,6%. De acordo com a prefeita Dalvania Cardoso deste montante, 73 milhões serão utilizados para quitar dívidas de empréstimos já existentes. Já os outros 17 milhões serão destinados a novos investimentos. Em entrevista à Massa FM, a prefeita Dalvania Cardoso lembrou que se não fizesse essa movimentação iria apenas “Trocar Figurinha”. “Não teríamos fôlego para administrar, iríamos assinar folha e fazer um governo mediano. Por isso estamos felizes com essa aprovação”.

Vagas

A proximidade da Black Friday e do Natal começa a aquecer a geração de emprego no comércio de Criciúma. A previsão do presidente da CDL é de que a cidade gere pelo menos 600 vagas temporárias. “Essas contratações já estão começando. Faço esse alerta para as pessoas que estão de olho em uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, em especial para aqueles que procuram o primeiro emprego. São vagas temporárias, mas que podem se tornar permanentes”, adianta Tiago Marangoni.

Recuperação

O presidente da CDL de Criciúma também não esconde o otimismo com o crescimento das vendas. “O comércio sofreu muito com a pandemia. Tivemos bons números no Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças, mas ainda tem muito comerciante com o nó da gravata apertado. Aposta é que o fim de ano mude isso e possamos comemorar após o Natal”.

Agroponte

Começou nesta quarta-feira mais uma edição da Agroponte. A feira reúne o melhor da tecnologia e inovação para o agronegócio. O evento que segue até domingo também coloca no Pavilhão José Ijair Conti exposição de animais e as principais cooperativas da agricultura familiar da região. É a reunião do melhor do setor que mais cresce no país e que segue impulsionando a nossa economia. Oportunidade importante para você conhecer a força do nosso agricultor.

Festival

Içara abriu ontem de maneira oficial a celebração dos seus 60 anos de história. O Festival Literário que segue até quarta na cidade é a primeira atração programada para o marcar as seis décadas de implantação do município. O calendário de eventos prevê ainda show nacional, fotos com as mulheres de 60 e a distribuição de biscoitos de mel. “Tem uma relação estreita com a cidade e é mais higiênico que bolo por conta da pandemia”, explica a prefeita Dalvania Cardoso. Em entrevista à Massa FM, a prefeita fez questão de destacar que tinha pensado em uma programação maior, mais encorpada, mas precisou mudar de ideia por conta da pandemia.

58 anos de história

É dia de bolo para os associados da Cooperaliança. A cooperativa celebra hoje 58 anos de história. Por conta da pandemia não tem uma grande festa, mas quem for até uma das unidades da cooperativa em busca de algum serviço vai acabar voltando para a casa com um pedaço de bolo. A história da cooperativa é a história do desenvolvimento de Içara. Foi graças a cooperativa e a iniciativa de seus fundadores e presidentes até aqui que a energia chegou a todos os cantos do município e permitiu a vinda de empresas e a geração de emprego e renda. A cooperativa chega aos 58 anos com fôlego financeiro e focada na inovação. A partir do ano que vem vai se tornar a primeira cooperativa do estado a receber energia do mercado livre e com isso vai seguir competitiva. A entidade também fortaleceu ao longo dos últimos anos sua parceria com a comunidade através do apoio financeiro a entidades como o São Donato e a Casa Rosa.

E por falar em aniversário

A quinta-feira também é de celebração em Criciúma. É bem verdade que a data é pouco comemorada, mas foi em 4 de novembro de 1925 que Criciúma se tornou independente de Araranguá. Impulsionada pelo carvão e anos mais tarde pela diversidade econômica, Criciúma se consolidou como uma das maiores e mais importantes cidade de Santa Catarina.

A vacina

Prefeito Clésio Salvaro foi ontem às redes sociais para comentar o caso da criança de seis anos que acabou vacinada por engano com uma dose contra o novo coronavírus. “Só falta agora dizerem que o prefeito está promovendo fura fila. Estão tratando como se fosse o fim do mundo. A criança está bem e está sendo acompanhada. O que aconteceu é que a mãe levou a menina para vacinar contra a gripe e houve uma falha humana da vacinadora. Só isso e ponto”.