Mortes que humanizam a pandemia

Não existe morte mais ou menos importante e a questão não é essa. O problema é que durante essa pandemia nós da imprensa acabamos entrando no automático. Por força das regras divulgamos dados, mas não divulgamos os nomes, as histórias e estas vítimas que se acumulam dia após dia passam a ser apenas números. Um tem 70 e logo alguém comenta: ah mas já era velho. O outro tinha alguma cardiopatia e rapidamente sai um outro comentário: ah mas já estava doente. Esse é o relativizar das mortes. Fala-se isso como se gente com 70 ou mais, como se alguém que tem uma comorbidade fosse descartável. De fato é mais fácil falar assim quando não se conhece. No entanto, quando morre alguém mais conhecido, que tem uma história mais próxima, como o vereador Júlio Colombo ou como a professora Maria Fernanda Francelino Aires, de apenas 25 anos, a visão passa a ser outra. A perda é humanizada e pelo menos por um breve instante a gente tem a dimensão mais exata do quanto essa pandemia tem sido violenta e devastadora.

Melhorou

Não sou e nunca fui defensor do fecha tudo. A vida e economia precisam seguir. Defendo apenas que se tome ao máximo os cuidados necessários para que possamos em breve sair dessa maré terrível e voltar gradativamente a vida normal. Vacina e cuidados é o que devemos ter na alça de mira para que pelo menos em 2022 a gente tenha de fato dias melhores.

Já trabalhando

Equipes do Ilumina Içara já estão circulando pelo município de Içara fazendo levantamento dos pontos de iluminação da cidade e definindo as estratégias para o início do trabalho. Ontem, 32 pontos que não estavam funcionando já foram atacados pela nova empresa. Nos próximos dias, a cidade deve ganhar um escritório e uma central de relacionamento com o usuário. Por decisão Judicial, a empresa foi autorizada a iniciar as atividades.

Debate reaberto

Morte do professor Wilson Borges, 29, durante este fim de semana reabriu o debate sobre a retomada das atividades. Assunto foi pauta ontem durante a sessão da Câmara de Vereadores em Criciúma. Jucélia Vargas, do PT, que é a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, afirmou que o ideal seria parar a retomada das aulas presenciais. “Porque por mais que se fale em Placon, por mais que se diga que está tudo certo, não está”. Foi contestada pelo vereador Pastor Jair Alexandre. “É preciso sim que se tome cuidado, mas não podemos parar tudo, temos que seguir, com cuidados mas temos que seguir”. Além do professor de Criciúma, outras duas pessoas também perderam a vida em Içara por conta da Covid-19. As vítimas são Adriana Antônio Luciano, 52, e Maria Fernanda Francelino Aires, de apenas 25.

100 dias

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro reuniu secretários e vereadores na manhã de segunda-feira para falar sobre os 100 dias de seu governo. Salvaro destacou as obras, o combate a pandemia, a geração de emprego e a atração de novas empresas para a cidade. “Fomos reeleitos com quase 73% dos votos para que mantivéssemos o foco no trabalho e no bem-servir à população. Este volume de obras é a soma do que já tínhamos iniciado e está em andamento e também todos os projetos e ações que queremos desenvolver ainda em 2021”, destacou o prefeito Clésio Salvaro, acrescentando que “este é um governo que deu certo, porque faz mais com menos, melhor e muito mais rápido”.

Confirmado

Jorge Davi é o novo Secretário de Articulação Nacional do governo Daniela Reinehr. Decisão foi anunciada ontem e é uma vitória para o deputado Daniel Freitas que fez a indicação. Jorginho está em Brasília desde o início do mandato de Daniel Freitas, conhece bem os corredores do poder e por isso acabou sendo escolhido.

Saiu Eli

Secretário de Fazenda Paulo Eli era um homem de confiança do setor produtivo de Santa Catarina. Tanto é que se mantém no cargo desde a posse de Eduardo Moreira, nos seis meses finais do governo Colombo. Ontem Daniela Reinehr rompeu essa sequência e anunciou a saída de Paulo Eli do Governo. Enquanto Moisés não volta, ela vai colocando sua cara no governo.