Em 30 dias

Secretário de Planejamento de Içara, Arnaldinho Lodetti, garantiu nessa quarta-feira que a obra do canal auxiliar da Procópio Lima vai ser concluído em no máximo 30 dias. Arnaldinho aproveitou uma entrevista na Difusora para contestar afirmações feitas pelo vereador Itamar da Silva (PP). Durante a sessão da última segunda-feira, o parlamentar afirmou que a obra parou porque não há mais dinheiro.  “O vereador faltou com a verdade. Não há problema orçamentário. O recurso está garantido. A obra só está demorando um pouco mais do que o previsto. Tivemos questões técnicas, de engenharia, que atrasaram o processo mas há recurso garantido. Acredito que em no máximo 30 dias a obra esteja liberada”, argumenta o secretário.

Cúpula do MDB no Sul

Uma semana depois da passagem de Esperidião Amin pela região, agora é a vez da Cúpula do MDB cumprir roteiro na Amrec. Ao lado do ex-governador Eduardo Moreira, o presidente estadual da sigla, deputado Celso Maldaner vai percorrer as cidades da região para mobilizar as lideranças do partido. É o start para as articulações de olho no pleito do ano que vem. O MDB é o maior partido de Santa Catarina e trabalha para se manter no comando da maioria das prefeituras do Estado. Claro que irá enfrentar um pleito complicado e terá obrigatoriamente que se reforçar e se renovar neste processo. É evidente que o processo eleitoral do ano passado ainda vai influenciar na eleição municipal, mas é preciso entender que na hora de escolher os titulares dos cargos municipais o eleitor tende a pensar e pesquisar mais. Não teremos apenas o voto em um número.

Bons Números

A taxa de desocupação no Brasil, no trimestre encerrado em junho de 2019, ficou em 12%, o que significa uma redução de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. No período anterior (janeiro, fevereiro e março), a taxa tinha ficado em 12,7%. De acordo com os dados do próprio IBGE há ainda quase 29 milhões de brasileiros aguardando um emprego decente. Entram nesta lista aqueles que vivem de bicos, os desalentados, os que trabalham menos do que gostariam e claro os desempregados. Diante deste cenário o recuo de 0,7 pode parecer pouco, mas já é sim um avanço e deixa uma esperança de que, talvez o ano termine com números um pouco mais alentadores.

Dinheiro a mais

Ao me manifestar ontem sobre a economia feita pelo Legislativo de Içara eu errei os números. A Câmara tem de economias em seu caixa um milhão e sessenta e nove mil reais e não um milhão seiscentos e 90 mil como escrevi. A meta é a mesma, tentar chegar perto dos dois milhões de economia. Dinheiro que os vereadores vão definir se retorna para o Executivo ou se acaba se transformando em uma nova sede para a Câmara. “Isso vai no futuro garantir uma grande economia para a cidade. Por isso é importante a construção ou a compra de uma nova sede”, defende o presidente Rodrigues Mendes.

Reação

Fechamento do plantão da delegacia de Polícia Civil de Içara está provocando reações das lideranças do município. Segundo o vereador Andre Jucoski, a Câmara vai convocar o delegado Regional Vitor Bianco Júnior para explicar a decisão. “Vamos convocar o delegado para procurar entender a medida. Para nós é um retrocesso. Essa medida pegou a todos de surpresa”. Segundo o delegado, a medida tem como foco o corte de gastos.

Matemática

Alunos de Criciúma embarcaram para Taiwan onde participam da Olimpíada Internacional de Matemática. Os noves representantes são das EMEF Dionízio Milioli, que conquistou ouro nacional, EMEF Lili Coelho, que ficou com a prata, juntamente com a EMEF Jorge da Cunha Carneiro. “Claro que sempre há expectativas de medalhas, mas estar credenciado para esta experiência internacional já é uma grande conquista para os estudantes e para a cidade de Criciúma”, explica a secretária Roseli De Lucca Pizzolo.

Baixa nos juros

Pela primeira vez em um ano e quatro meses, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic para 6% ao ano, com corte de 0,5 ponto percentual. A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que esperavam corte de 0,25 ponto. Com a decisão de ontem, a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. Desde então, a taxa não tinha sido altera.

Baixa nos juros (2)

Os clientes da Caixa Econômica Federal pagarão menos juros nas principais linhas de crédito e terão acesso a um pacote de serviços com taxas mais baixas. A redução valerá tanto para pessoas físicas como para empresas. A taxa máxima do cheque especial passará de 13,45% ao mês (pessoa física) e 14,95% ao mês (empresas) para 9,99% para os dois tipos de clientes. Os correntistas que aderirem a um novo pacote de serviços, o Caixa Sim, pagarão juros ainda menores para o cheque especial: 8,99% ao mês. O banco público também diminuiu a taxa mínima do crédito pessoal de 4,99% ao mês para 2,29% ao mês, o que representa redução média de 21%. Nessa modalidade, as taxas variam conforme o perfil do cliente.