Boas notícias
A região Carbonífera gerou em setembro 1.188 vagas de trabalho com carteira assinada. No acumulado do ano, os primeiros nove meses de 2021 somam 9.845 vagas abertas. Os dados são do Caged e foram divulgados ontem. Criciúma mais uma vez foi a cidade que se destacou na geração de vagas. Em setembro, o município somou 477 vagas. Içara vem em segundo com 448 posto de trabalho com carteira assinada. A terceira posição é de Orleans com 59 vagas geradas. Saldo negativo registrado apenas nos municípios de Lauro Müller (-9) e Forquilhinha (-4). No acumulado do ao Criciúma soma de janeiro a setembro 4.921 vagas. Içara gerou nos nove primeiros meses 1,888 e Morro da Fumaça 555 vagas.
Outras nem tanto
No dia em que os postos elevaram para cima o preço dos combustíveis, a notícia que vem da prévia da inflação não é boa. Ela ficou em 1,20 em outubro. Essa é a mais alta para um mês de outubro desde 1995. O outro pontos preocupante da economia é a projeção de analistas para 2021. Eles apostam que o próximo ano poderá levar o país para uma recessão.
Grande evento
Acic, CDL e outras sete entidades co-criadoras abriram nesta terça-feira a Expomais 2021. Evento tem como tema “uma sociedade em transformação” e serve também de retomada para os grandes eventos educacionais e palestras da cidade. Sobretudo é um tema que cai como uma luva para o momento vivido. “Tivemos que recusar muitos que procuraram por conta da limitação de capacidade. O evento começa com todos os ingressos vendidos e com grande expectativa”, afirma o presidente Moacir Dagostin. Palestrante da primeira noite, a professora Paullete Mello, da FGV, destacou que o freio de arrumação da pandemia é visto como momento para se reinventar. “Ninguém passa por esta vida sem cicatrizes, a Pandemia fez isso conosco. Mas é preciso aproveitar o momento para renascer”. “Todos perdemos na pandemia, mas o evento como o desta noite é a prova de que precisamos seguir em frente”, emendou a reitora Luciane Ceretta.
Assunto do dia
Em cada roda de conversa o tema desta terça-feira foi um só: a gasolina. Na região ela já passou dos seis reais e a julgar pela movimentação da Petrobras nos reajustes não estão descartados. Os aumentos estão inflamando ainda mais os caminhoneiros. Muitos prometem parar. Se for um ou dois dias teremos dores de cabeça, se extrapolar uma semana teremos sérios prejuízos. Agora se eles esticarem mais de uma semana como fizeram em 2018 ai teremos o caos e com risco inclusive para o natal de muita gente. Tomara que isso não se confirme.
Estacionamento
Vereador Edson Freitas encaminhou indicação a prefeita Dalvania Cardoso para efetuar a alteração do posicionamento das vagas de estacionamentos para idosos na Rua Ipiranga, em frente à agência da Caixa Econômica Federal. “Com a inversão no sentido do trânsito, as vagas de estacionamentos ficaram no sentido contrário, com isso dificultando a entrada dos veículos”, explicou Freitas.
A polêmica da máscara – Capítulo 2
Judiciário concedeu tutela antecipada ao pedido do Ministério Público, sustando os efeitos do decreto do Governo de Criciúma que permitia aos já imunizados dispensar o uso da máscara em locais abertos do município. O governo confirmou a decisão em nota, mas já avisou que pretende recorrer. A flexibilização começou a valer em Criciúma na última sexta-feira levando em consideração o fato da cidade ter atingido mais de 70% de imunizados. Na prática a decisão tanto do governo municipal quanto essa ação da justiça muda pouco. Há tempos boa parte da população, se valendo da ausência de fiscalização, deixou de usar as máscaras na rua.