Superintendente estadual da Vigilância em Saúde afirma que cobertura vacinal deve estar adequada para que a decisão seja tomada

Da Redação

Ontem (25), o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, informou que a Secretaria de Estado da Saúde estuda a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras contra a Covid-19 no estado. Atualmente, normas federais e estaduais obrigam o uso do equipamento de segurança em ambientes internos e externos.

A declaração ocorre após a cidade de Criciúma, no Sul catarinense, tornar facultativo o uso de máscaras de proteção em ambientes externos por pessoas que tenham o esquema vacinal completo contra a Covid-19, na sexta-feira, 22.

O Ministério Público de Santa Catarina, ontem também, divulgou que segue avaliando a decisão municipal. Segundo o órgão, o município não pode ser mais permissivo do que determinações estaduais e federais no controle da doença.

A decisão municipal consta no decreto nº 1532/21, publicado no Diário Oficial da cidade. Conforme o documento “o cidadão, que esteja com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, com mais de 14 dias da imunização com a segunda dose, ou dose única, fica desobrigado do uso de máscara de proteção individual em ambientes externos, tais como parques, praças e ruas”. A normativa está em vigor desde sexta.

Salvaro reforça liberação

Ainda ontem, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, usou suas redes sociais para mandar um recado à mídia que deu mais espaço aos pró-máscaras, a qual ele chamou de “petista e comunista”. “Sabe o que é suficiente para fazer um petista vadio sair correndo? É apresentar uma carteira de trabalho. E um comunista que não faz nada. Que vive às custas do poder público. É só (mostrar) Dom Pedro I com as cores da bandeira do Brasil, com uma espada na mão”, afirmou Clésio.

A mensagem do prefeito foi direcionada aos que atacaram o decreto que desobriga o uso de máscara em locais abertos. “Mas deixa eu dizer para você uma coisa. Estão criticando o prefeito. Principalmente esse pessoal da mídia comunista, esquerdista. ‘Ah por que o Salvaro baixou um decreto agora desobrigando o uso de máscara nos lugares abertos.’ E daí some-se a nós vocês”, afirmou Salvaro através das redes sociais.

Polêmica na Câmara

O assunto da Sessão de ontem na Câmara de Criciúma acabou sendo o decreto publicado pelo prefeito Salvaro. O vereador Pastor Jair Alexandre concorda com a liberação do uso de máscaras, e chamou a ação do prefeito de “acertada e corajosa”. A vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB, foi contra: disse que a medida “não leva em conta a ciência” nas redes sociais, mas na sessão se limitou a dizer que o prefeito precisa parar de usar as redes sociais para agradar uma parcela da população.

O secretário de Saúde Acélio Casagrande disse que os cuidados devem ser mantidos, mas isso não impede que o uso da máscara em áreas externas possa ser liberado à critério do cidadão: “É possível e está dentro da orientação dos profissionais de saúde”, disse o secretário.