Partido também tem dado sustentação para a administração da prefeita Dalvania Cardoso
Içara
O Partido Progressista (PP) de Içara está nos preparativos para a realização da convenção partidária no próximo mês. A data a ser escolhida deverá ser no dia 11 de novembro, em alusão ao número da sigla. O atual presidente é Marcel Fabris Lodetti, o Tuca, que deve permanecer no comando pelos próximos anos.
Segundo o atual presidente, antes da realização da convenção, o partido está reorganizando o diretório, já que muitos integrantes não fazem mais parte da sigla. Com o diretório definido, o próximo passo será a escolha da executiva. Uma das preocupações dos progressistas é a manutenção da unidade partidária, que tem sido o ponto forte nos últimos anos.
Tuca ressalta que o PP tem procurado dar sustentação para a administração da prefeita Dalvania Cardoso, que tem conseguido conciliar os trabalhos do Executivo com o partido. Segundo o presidente, a bancada de vereadores tem apoiado os projetos do Executivo e apoiado a prefeita.
Na Câmara de Vereadores também está havendo sintonia. O primeiro suplente do partido Rodrigo Gonçalves está substituindo Eduardo Michels Zata, que assumiu a Secretaria de Assistência Social. Em novembro, o terceiro suplente Renan Dal Pont deve entrar no lugar do vereador Adilson Bertan, que pedirá licença. “O segundo suplente Israel Rabelo está no Executivo desempenhando o cargo de Gestor de Convênios”, explica Tuca.
Com relação as eleições de 2022, o PP de Içara não deve fechar apoio somente para um candidato. Claro que esta pauta será discutida na convenção. O Sul tem como possíveis candidatos a deputado estadual José Milton Scheffer, do Extremo Sul Catarinense, e PP Colaço, de Tubarão. Existe a possibilidade do atual vereador e secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim, ser candidato a deputado estadual.
Já o nome cogitado da região para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados é de Valmir Comin. Os içarenses também aguardam a movimentação da Executiva Estadual para verificar como será a participação do na Majoritária. Um nome sempre cogitado é a do senador Esperidião Amin, mas existe a possibilidade do atual governador Carlos Moisés ingressar no PP e ser candidato a reeleição.
O vice-prefeito Jandir Sorato acredita que a definição de quem o partido irá apoiar para as eleições dos próximos anos deva acontecer na convenção internada marcada para novembro. Também o vereador Davi Nazário acredita que o partido não deva fechar apoio para somente um candidato, ficando em aberto para os vereadores escolherem para quem irão fazer campanha em 2022.