Ana Júlia e Kathiê buscam vaga olímpica

193

Dupla içarense está participando do 5º Aberto do Brasil Caiobá de Xadrez, no Paraná

O esporte de Içara continua se destacando no Brasil e no mundo. As atletas içarenses Kathiê Goulart Librelato e Ana Julia G. Librelato, da equipe ACX-Içara/FME-Içara/UNESC/Librelato iniciaram ontem mais um desafio na luta pela sonhada vaga olímpica brasileira. A dupla participa até domingo, dia 18, em Caiobá/PR, do 5º Aberto do Brasil SESC Caiobá de Xadrez.

O evento, que será disputado em nove rodadas, definirá os campeões por pontos corridos e faz parte do Circuito Pré-olímpico do Brasil, válido para cálculo de Rating FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Os principais nomes do xadrez brasileiro estarão presentes. “A expectativa é que as atletas içarenses tragam bons resultados, e que em especial a Kathiê consiga uma boa performance e se consolide cada vez mais na briga por uma das 5 vagas para a equipe olímpica brasileira”, destaca o técnico Claudionor Pirola.

O evento é disputado por equipe, com cinco representantes de cada país (cinco no absoluto e cinco no feminino). A escolha da seleção brasileira feminina se dará pelo desempenho (rating performance) das atletas brasileiras em eventos oficiais da CBX durante o ciclo olímpico (2019-2020). Atualmente, Kathiê ocupa a dianteira na busca pela classificação/convocação de 2020, tendo como foco repetir o feito dos últimos anos e pela terceira vez consecutiva representar o país no principal evento esportivo da modalidade.

As Olimpíadas Mundiais de Xadrez são o principal evento esportivo da modalidade. A cada dois anos, a competição reúne mais de mil atletas com 150 países representados na competição. Em 2020 a competição chega na 44ª edição e será realizada na cidade Russa de Khanty-Mansiysk.