Dados são apenas em relação aos veículos comercializados no estado de Santa Catarina
Da Redação
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas, e implementos rodoviários, divulgou ontem o desempenho do setor automotivo no mês de setembro de 2021.
Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, considerando todos os segmentos automotivos, encerraram o mês de setembro, na comparação com agosto, com queda de 6,64%. Os segmentos, automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, e implementos rodoviários tiveram resultados negativos em setembro. A exceção ficou com o segmento de motos que teve resultado positivo.
O setor como um todo registrou queda de 13,84 % em setembro deste ano, quando comparado com setembro de 2020. No acumulado dos 9 primeiros meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, houve acréscimo de 13,28%.
A frota circulante em Santa Catarina soma, hoje, 5.548.188 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.112.336.
Segundo Alfredo Breitkopf, presidente da Fenabrave-SC, em setembro, a continuidade da falta de insumos e componentes na indústria, vem impedindo a normalização da produção nos diversos segmentos, o que fez com que em Santa Catarina experimentasse a retração de 6,64%, na comparação com agosto, levando-se em conta todos os segmentos. No acumulado do ano, no entanto, o setor segue em trajetória de recuperação. “Há que se levar em consideração que a base de comparação (acumulado de 2020) é muita baixa, fato ocorrido em função da pandemia”, comenta Breitkopf.