Quase 100 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos realizados na orla marítima

Balneário Rincão

O município de Balneário Rincão levou a sério o Dia Internacional da Limpeza e quase 100 pessoas estiveram presente para realizar a ação no último sábado, quando foram recolhidos cerca de 100 quilos de lixo. As atividades foram realizadas durante uma área e dentro de uma área delimitada de mil metros quadrados. Além da limpeza do local, a ação também serviu de exemplo passado de pai para filhos.

O pedreiro Pedro Cardozo Ezequiel colocou a mão na massa e levou a pequena Sofia Gal Marino Cardoso. Os dois realizaram a limpeza juntos e em nenhum momento a pequena deixou de interagir com o grupo. Para o pedreiro é muito importante a preservação da praia limpa. Ele estava desapontado com o lixo que encontrou durante a hora de limpeza.

Dentre o material recolhido estavam garrafas pets, copos plásticos, garrafa de vidro e muita xepa de cigarro. “Todo o lixo encontrado poderia ter sido evitado se as pessoas tivessem a consciência de que estão fazendo mal para o meio ambiente. Se todos que venham à praia ficasse responsável em recolher o seu lixo, não haveria esta acumulo”, pontuou Ezequiel. A pequena Sofia também achou o local muito sujo. “Não vou mais jogar lixo no chão e viu também ficar cobrando das pessoas para não fazerem o mesmo”, disse Sofia. Para o pedreiro, além de colaborar com o grupo voluntário, a ação também serviu de exemplo para a filha.

O chefe dos escoteiros Mar Acácia de Balneário Rincão, Heric Abel, esteve chefiando um grupo de 16 integrantes, que se empenharam nos trabalhos. Segundo ele, o ato servirá para todos como forma de conscientização. Muitas crianças fazem parte do grupo e também estava empenhada na ação. Muito bom o grupo de escoteiros fazer parte deste trabalho, para mostrar a importância do trabalho voluntario e em grupo”, destaca Abel.

O vereador Antônio Venturini Júnior foi um dos líderes da ação e também ajudou a recolher o lixo. Até o prefeito Jairo Celoy Custódio participou das atividades.