Secretário de Infraestrutura, em visita a Içara, confirma continuidade de projeto

Içara

A ampliação da capacidade de fluxo da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) entre Vila São José e Jardim América em Içara vai seguir com o projeto original elaborado pela Prefeitura de Içara. Isto significa até três faixas de cada lado, sendo uma delas para uso do transporte coletivo; canteiro central; ciclofaixa e a urbanização em quase 2,5 quilômetros. A previsão é também que até agosto todos os pagamentos dos trabalhos já executados estejam em dia. Ao todo, o investimento do Governo do Estado deve chegar a R$ 43,7 milhões ao final das obras.

“O Governo Jorginho Melo (PL) tem todo o direito dele querer reavaliar todos os projetos, não é que nós vamos tirar, talvez de ser uma, duas, três pista. Só que nós estamos buscando tentar enxugar, que a gente possa, de um projeto, fazer dois. Essa obra praticamente a gente vai continuar como ela tá, como foi feito o projeto através da prefeitura”, tranquiliza – e assegura – o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper.

“Essa é uma obra prioritária porque ela já é iniciada. Então, o trabalho da secretaria junto ao nosso governador é que a gente possa dar celeridade, mas sempre com os pés no chão. A gente não quer começar um monte de obra e não poder terminar nenhuma. Nós queremos começar e terminar”, acrescenta. No caso do segundo trecho, até a interligação com Criciúma, como seguimento da Avenida Jorge Elias De Luca, o projeto está em elaboração na Prefeitura de Içara para apresentação ao Estado.

“É outra discussão, como temos várias obras no estado que são sendo discutidas, mas tenha certeza que o governador Jorginho Melo tem sim a vontade de fazer muitas entregas no estado, só que dentro das nossas condições, dentro daquilo que a gente possa executar, com muita muita responsabilidade, com muito respeito às pessoas”, pontua Jerry sobre o trecho em projeção entre o bairro Presidente Vargas e Vila São José.

Vila Nova e a faixa de domínio

A comunidade de Vila Nova ficará mais próxima da SC-445 e poderá regularizar edificações e até construir novos prédios com aproveitamento dos imóveis. O recuo mínimo de 20 metros a partir do eixo central da pista passará para 15m ou até menos. Essa flexibilização acontecerá primeiro por meio de decreto, poderá também ter a segurança jurídica com um projeto de lei na Assembleia Legislativa e paralelamente, com a possibilidade de municipalização do trecho.

“Que nós possamos dar também autonomia ao município pra que ele possa executar o seu serviço. Num dá pra nós municipalizar? Vamos procurar através de um decreto baixar que venha pra 10m de cada lado, que as pessoas, que a prefeita possa exercer aqui uma revitalização, que nós enquanto Estado possamos também fazer a nossa parte”, ressalta o secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper. O encaminhamento foi anunciado em visita a cidade nesta quinta-feira, dia 6, um dia após receber vereadores em Florianópolis devido ao mesmo assunto.

“Nós já pedimos a municipalização desse trecho no primeiro ano de governo, ainda no governo anterior estadual. E nós pedimos no nosso primeiro ano de governo, porque esse é um trecho do maior bairro da cidade. Tem uma trafegabilidade intensa, trânsito intenso. O comércio vivo da Vila Nova tá aqui. É uma área consolidada com mais de 50 anos. Então realmente a estrutura já está posta o que tem que é fazer é adequar a legislação”, indica a prefeita Dalvania Cardoso (PP).

“Com o projeto de lei, resolveremos esse mesmo problema em outras cidades que possuem a urbanização consolidada”, indica o autor, o deputado estadual Volnei Weber (MDB). No caso da rodovia permanecer estadual, será essa legislação que também garantirá segurança jurídica para os decretos do Poder Executivo sobre as faixas de domínio. O encontro na comunidade de Vila Nova contou ainda com a participação dos deputados Tiago Zilli (MDB) e José Milton Scheffer (PP), além de vereadores, empreendedores e lideranças da comunidade.