Turismo como foco

Uma iniciativa lançada na quinta-feira em Morro da Fumaça quer tirar o turismo regional do papel e torná-lo uma referência para Santa Catarina. A ideia, que nasce com o apoio do Sebrae e da Unesc, é criar um roteiro integrado aproveitado a “italianidade” da região como pano de fundo. “Já temos belas iniciativas que funcionam bem como Nova Veneza e Urussanga, mas a intenção é que as cidades deixem as questões políticas de lado e trabalhem juntas. Inicialmente aproveitando as nossas belezas naturais e a força da cultura trazida pelos italianos que colonizaram a maioria das cidades da região”, explica Karina Canto Bitencourt, idealizadora da proposta.

Todos lucram

Ela lembra que muitas cidades já trabalham seus planos de turismo e suas ações voltadas para o setor, mas defende que esse planejamento ocorra de maneira integrada. “Porque isso fortalece a região como destino turístico e permite que todos saiam ganhando. O turista que vem à Nova Veneza quer um roteiro maior, quer conhecer mais passar mais tempo na região. Neste caso vale muito aquela velha máxima de juntos vamos bem mais longe. É um primeiro passo que estamos dando nesse sentido e tenho convicção de que dar muito certo”.

PL reforçado

PL de Içara reforçou sua militância com uma série de filiações realizadas na noite de quinta-feira. Assinaram ficha no 22 nomes, como Henrique Guglielmi, Antônio José Colonetti, Renato Novelli, Fabrício Possamai, Valmir Dagostim, Rodrigo Moretti e Laércio Panatto. Ato foi prestigiado pelo presidente do partido Ibanez Zanette, pelo vereador Max Luiz e pelo ex-prefeito de Criciúma e coordenador Regional do PL, Márcio Búrigo. Márcio é o candidato da região pelo PL a uma vaga na Assembleia Legislativa e deve fazer dobradinha com Júlia Zanatta, que, segundo o senador Jorginho Mello, deve disputar vaga como deputada Federal.

150 vagas

Secretaria de Assistência Social de Criciúma realiza neste sábado mais um Balcão do Emprego. Evento está programado para a Nereu Ramos e vai selecionar candidatos para atuarem em uma empresa de sorvetes e picolés da região. São 100 vagas para homens e outras 50 para mulheres. Todas as vagas são para auxiliar de produção e as contratações podem ser fechadas na hora. Segundo o secretário Bruno Ferreira a intenção é aproximar o trabalhador que está fora do mercado daquele empresário que precisa de mão de obra. Esses mutirões seguem a máxima do prefeito Salvaro. “Essa cidade é para quem gosta de trabalhar”, afirma o secretário.

Vacinando

SC continuará vacinando a faixa etária de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Apesar do Ministério da Saúde recomendar imunização apenas para adolescentes com comorbidades. O presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde de Santa Catarina, Daison Trevisol, disse que a orientação do Ministério da Saúde apresenta fragilidade técnica e que por isso o Estado vai manter a imunização. “O Governo Federal não tem capacidade para atender a demanda de vacinas e por isso encaminhou essa orientação”, disse.

Avaliando

Governo encomendou estudo para avaliar os impactos do retorno do Horário de Verão. A volta do mecanismo ainda este ano não está descartada. Recentemente empresários, principalmente do setor de turismo, encaminharam pedido para que o presidente reavaliasse a situação. Eles defendem que o horário de verão ajuda a movimentar o setor, um dos mais impactados pela pandemia.

Garantido

Prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, garantiu, durante entrevista à Massa FM, que a parceria para a realização do Natal em Içara está garantida. Segundo ela os últimos ajustes vão ser feitos na próxima semana. “Temos apenas uma questão sobre a iluminação da cidade. Estamos discutindo isso com a empresa Ilumina Içara para definir quem tem essa responsabilidade legal, mas será tudo acertado semana que vem e vamos ter a parceria com a CDL para os prêmios e para toda a programação na cidade”, afirma a prefeita.

Comemorando

Dalvania começou a sexta-feira comemorando o resultado do leilão de inservíveis. Foram quase 1,3 milhão arrecadados com a venda de 75 carros e máquinas que pertenciam ao município. “Só não conseguimos vender um carro chinês que acho que colocamos um valor um pouco alto. O resto foi tudo vendido em um leilão tranquilo. Agora todo o recurso será reinvestido para a cidade”, disse a prefeita.