Denúncia feita

Ministério Público de Santa Catarina protocolou ontem a denúncia contra os ex-secretários Helton de Souza Zeferino e Douglas Borba e a funcionária Pública Márcia Paulli no caso dos respiradores. A denúncia tem ainda outros 11 nomes entre empresários e funcionários do Estado. Na prática o processo não tem muita novidade além daquelas já conhecidas dos catarinenses, mas é o passo seguindo do processo necessário para encaminhar possíveis punições aos responsáveis pelo crime. Os empresários denunciados vão responder por organização criminosa, estelionato, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Um ex-servidor responderá por estelionato e obstrução da investigação. Uma servidora responderá por peculato culposo, uso de documento falso e obstrução da justiça. E os demais servidores responderão por peculato culposo, por terem sido supostamente negligentes. Agora cabe a justiça decidir se aceita ou não a denúncia.

O grande dia

Prefeito Clésio Salvaro deve aproveitar o evento de hoje para dar um novo impulso a sua administração. Prefeito vem tratando do assunto como o anuncio do maior pacote de obras da cidade. Os investimentos chegam a R$ 400 milhões e serão aplicados nas áreas de educação, infraestrutura, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico da cidade. Será um momento muito importante para a nossa cidade. Vamos anunciar diversas obras relevantes para os criciumenses”, adiantou o prefeito Clésio Salvaro.

Empolgação no comércio

A exemplo do que vem ocorrendo em Içara e em outras cidades da região, o comércio de Criciúma vive um momento de muito otimismo e expectativa com o início dos preparativos para o Natal. O assunto aliás foi tema e encontro nesta quarta-feira promovido pela CDL. Conversei, antes do evento, com a diretora de Marketing da CDL de Criciúma, Lúcia Búrigo. Para ela o Natal deste ano será um momento de celebração, um presente para a cidade e um momento para a consolidação do comércio em sua recuperação pós pandemia. A intenção da CDL é envolver toda a comunidade para deixar Criciúma iluminada e no clima da data mais festiva do ano.

Previsto

Reajuste da Cooperaliança ficou dentro do previsto. É preciso lembrar que os 10% autorizados pela Aneel são oriundos principalmente de aumentos impostos pela Celesc, que é a fornecedora da Cooperaliança até dezembro e dos encargos setoriais impostos pelo Governo Federal. Dos 10%, o custo da Cooperaliança representa apenas 1%. Expectativa é de que com o início da utilização da energia do mercado livre a cooperativa consiga repassar um reajuste bem menor no ano que vem e seguir sendo uma das fornecedoras com a menor tarifa do Brasil.

Mais uma dose

Ministério da Saúde confirmou a aplicação de uma dose extra de vacina em idosos com mais de 70 e imunodeprimidos. A medida vai fortalecer a imunidade contra a Covid-19 nessa parcela da população e servirá de dose extra de prevenção contra a variante Delta. Aplicação vai iniciar em setembro, mas o Ministério da Saúde ainda vai detalhar o processo. A verdade é que todos deveremos receber doses contra a Covid ao longo dos próximos anos, a exemplo do que já acontece com a gripe.

Novidade

A Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, colocou Criciúma como uma de suas metas de expansão no estado de Santa Catarina em 2021. A rede, que já tem cinco escolas em operação e quatro em implantação no estado, busca um investidor local para abrir seu primeiro colégio na cidade em questão. O investimento inicial em uma unidade Maple Bear é de, em média, R$ 2 milhões, com a criação de cerca de 20 postos de trabalho direto.

Tramitando

Deputado Jessé Lopes apresentou projeto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para impedir a contratação de criminosos sexuais para ocuparem cargos públicos. Jessé destaca ser incrível ainda não existir uma lei que proíba pessoas condenadas por crimes sexuais de ocuparem cargos públicos, principalmente em escolas.

É hoje

Baldissera celebra nesta noite, com uma live em seu canal do Youtube, os 10 anos de história. Live terá prêmios, entrevistas e a dupla Neguinho e Emanuel tocando só Modão. Cumprimentos aos funcionários e a direção da empresa pela década de sucesso.