Beber muita água, comer frutas, dormir bem, praticar exercícios e tomar sol são os melhores remédios
Da Redação
Durante o inverno e, principalmente com a presença do novo coronavírus, é fundamental redobrar os cuidados com a imunidade. Nessa estação do ano, o corpo está mais suscetível a infecções respiratórias e fortalecer a imunidade pode ser primordial para evitar doenças. Segundo a nutricionista hospitalar Michele Piazza, algumas atitudes ajudam a manter o sistema imunológico apto para defender o corpo. São elas:
Beba bastante água
Tenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado e aproveite para beber durante todo o dia! Com a queda das temperaturas, a sensação de sede diminui, porém a ingestão adequada de água, além de melhorar a resistência física, retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças. Este cuidado deve ser redobrado em idosos.
Invista no consumo de frutas
Segundo a nutricionista, entre os alimentos capazes de turbinar o sistema imune estão as frutas, especialmente as cítricas (laranja, limão, bergamota, morango e kiwi). “Como são ricas em vitamina C e fibras, ajudam a estimular a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo”, destaca. Uma dica é comer as frutas in natura ou fazer sucos, aproveitando a casca. Além disso, deve-se consumi-las imediatamente após o preparo, para não perder a vitamina C.
Cuide do seu sono
A privação do sono está entre os principais fatores que levam a uma imunidade baixa. Dormir pouco contribui para a liberação do hormônio cortisol que, em excesso, diminui a reação de defesa do organismo e enfraquece o sistema imunológico. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia aponta um risco de ficar resfriado 4,5 vezes maior em pessoas que dormem menos de cinco horas por dia. Portanto, regular o sono e dormir bem é fundamental.
Pratique atividades físicas regularmente
A prática de exercícios físicos é fundamental para promover e aumentar a imunidade. Isso porque, favorecem a oxigenação celular – função necessária para que as células de defesa desempenhem suas atividades corretamente.
Se exponha ao sol
Se expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, estimula a produção de vitamina D e de melanina, previne doenças e aumenta a sensação de bem-estar. Por isso, é importante que a pessoa se exponha ao sol sem protetor solar por 15 a 30 minutos diariamente, de preferência antes das 12h da manhã e após às 16h, pois são as horas em que o sol não está tão forte e, assim, não há riscos associados à exposição.