Segundo o coordenador estadual do Sine, talvez pela pandemia, a procura pelo órgão está baixa

Da Redação

Dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), mostram nesta semana 3.672 oportunidades de trabalho nas mais de 100 unidades no estado, em diferentes funções e níveis.

Na região Sul há 72 vagas em Criciúma, três em Forquilhinha, 66 em Içara, quatro em Imbituba, sete em Jaguaruna, 12 em Laguna, 30 em Morro da Fumaça, 277 em Tubarão, sete em Turvo e 30 em Urussanga.

Segundo o coordenador estadual do Sine, Ramon Fernandes, o órgão recebia centenas de pessoas por dia, mas hoje, mesmo com as unidades atendendo por agendamento neste período de pandemia, e as vagas podendo ser acessadas online, a procura está baixa.

“A confiança do empreendedor catarinense, assim como a retomada da economia, possibilita a abertura de novas vagas no órgão, porém, encontramos dificuldade em contratar essa mão de obra, já que as pessoas não estão se candidatando”, destaca.

Os trabalhadores que desejam verificar as vagas de emprego disponíveis no Sine podem acessar as plataformas digitais de atendimento, que são o aplicativo Sine Fácil e o site empregabrasil.mte.gov.br.

Para utilizar o aplicativo Sine fácil, o trabalhador deve fazer o download gratuito do aplicativo na loja do seu celular. Após esse passo, existem duas formas de acessá-lo: com a leitura do QRCode, que se trata de um código que pode ser impresso em qualquer unidade de atendimento do órgão, ou pelo cadastro na rede gov.br.

Ao acompanhar as oportunidades via endereço eletrônico empregabrasil.mte.gov.br, o acesso é feito somente pelo cadastro na rede gov.br. Assim que conseguir entrar no site ou aplicativo, o trabalhador pode conferir e atualizar o seu cadastro, se necessário, confirmando dados como endereço e telefone, e acrescentar as pretensões profissionais, ou seja, incluir ocupações nas quais deseja trabalhar.

Após encontrar a oportunidade de seu interesse, o trabalhador pode gerar seu encaminhamento, que terá todas as informações referentes ao contato com a empresa que está selecionando e o agendamento de entrevista.

Já para quem não tem acesso à internet ou por qualquer outra dificuldade, pode agendar um horário de atendimento em uma unidade do Sine mais próxima, preencher seu currículo e visualizar as vagas.