Novidade passa a velar após um ano da CCR ViaCosteira assumir a administração do trecho sul catarinense da rodovia
Da Redação
Os usuários da BR-101 Sul em Santa Catarina não precisam mais ter dinheiro em mãos para realizar o pagamento dos pedágios. As quatro praças da CCR ViaCosteira, em 220 quilômetros de rodovia entre Paulo Lopes e Passo de Torres, já estão aceitando o pagamento da tarifa com o uso de cartão.
A medida adotada pela concessionária atende lei estadual. A matéria determina que as empresas que administram as rodovias no território catarinense disponibilizem máquinas para pagamento em cartão de crédito ou débito.
No trecho Sul da BR-101, a CCR ViaCosteira optou por aceitar o recebimento do valor da tarifa apenas com cartões de débito. Todas as cabines das quatro praças de pedágio já contam com a máquina de cartão e estão sinalizadas sobre a possibilidade da forma de pagamento.
Os valores não sofreram alteração, sendo mantido o preço de R$ 2,10 para veículos de passeio, R$ 2,10 por eixo para veículos comerciais e R$ 1,05 para motos.
CCR ViaCosteira completa primeiro ano de serviços
A novidade do pagamento ocorre também após um ano a CCR ViaCosteira assumir a administração da BR-101 Sul-SC, por meio do programa de concessões federais, promovido pelo Ministério dos Transportes.
A empresa concessionária diz ter investido aproximadamente R$ 290 milhões em serviços, aquisições e reformas: recuperação do pavimento, implantação e renovação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas e tachas refletivas), limpeza das vias com capina, roçada e retirada de resíduos, recomposição dos sistemas de drenagem e de segurança das rodovias, revitalização da iluminação, entre outros.
Os principais serviços que a concessionária implantou são o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), serviço de atendimento 24 horas aos usuários, por meio de atendimento pré-hospitalar, resgate e atendimento com UTIs, atendimento mecânico com guinchos leves e pesados, inspeção permanente da rodovia, serviços rotineiros de conservação e manutenção.
Os canais de comunicação para ser atendido, caso o motorista precise em emergências, são: Disque CCR ViaCosteira pelo telefone 0800 255 55 50, WhatsApp (48) 3211-3130 e o site www.ccrviacosteira.com.br.
Principais melhorias realizadas na rodovia
- Aplicadas 98,9 toneladas de massa asfáltica
- 203 obras de artes especiais recuperadas, entre pontes, viadutos e passagens inferiores
- 3 mil novas placas de sinalização
- 20 passarelas totalmente revitalizadas
- 500 km de sinalização horizontal (pintura)
- 480 m³ de resíduos recolhidos (240 cargas de caminhão)
- 69,7 kms de cabeamento aéreo e substituição a mais de 8 mil luminárias
- 120 km de novas cercas construídas
- Limpeza e desobstrução de 2,8 mil dispositivos (bueiros)
- Implantação de 13 km de telas antiofuscantes
- 2 mil novas defensas metálicas
- 181 novos marcos quilométricos
- 63 mil unidades de refletivos instalados em barreiras e defensas
- Implantação de sistema de monitoramento por câmeras 24 horas nas 20 passarelas