Voto auditável

Vereadores de Criciúma encaminharam para Brasília uma moção de apoio ao voto impresso, ou voto auditável. A iniciativa partiu do vereador Jair Alexandre e acabou apoiada por outros parlamentares. A informação é do vereador Júlio Kaminski. O tema é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, mas para valer para a próxima eleição ele precisa ser aprovado pelo congresso até o final de setembro. O problema é que as principais lideranças partidárias já se manifestaram contra a medida. Neste domingo foram realizadas manifestações em todo o país, inclusive em Criciúma, para defender o voto auditável já para as eleições presidenciais do ano que vem.

Afastado

Prefeito reeleito de Urussanga, Gustavo Cancellier (PP) segue afastado de suas funções. Gustavo teve negado o pedido impetrado por seus advogados para que retornasse ao comando do executivo. O pedido foi avaliado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Cancellier foi afastado do cargo no dia 20 de maio depois que Polícia Federal desencadeou a operação Benedetta na cidade. O prefeito é investigado desvio de recurso públicos oriundos de financiamentos da Caixa Econômica Federal para pavimentação. Além do prefeito outros servidores também foram afastados do cargo até que todo o processo de investigação seja concluído. O prazo de afastamento do prefeito é de até seis meses.

Positivo

Calendário oficial de pesca da tainha terminou no último sábado com comemoração dos pescadores artesanais da Região. Segundo João Pícollo, presidente da Colônia de Pesca Z-33 do Balneário Rincão, foram capturadas mais de 70 toneladas do pescado. Com a melhor safra dos últimos anos a categoria vai recuperando parte do prejuízo provocado pela pandemia e pela safra ruim do ano passado. Atenção dos pescadores se volta agora para a safra da Anchova e da Corvina.

Dia dos pais

Semana começa com expectativa de movimento intenso no comércio de toda a região. Expectativa dos lojistas é que a venda para o Dia dos Pais registre um crescimento de pelo menos 6% em comparação com o ano passado. Em praticamente todas as cidades da região a data será mercada por atendimento com horário estendido no sábado e também na sexta-feira. Em Içara, além de ampliar horário a CDL também vai sortear 4 mil reais em vale compras.

Previdência

Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota nesta semana o projeto encaminhado pelo Governador Carlos Moisés e que trata da reforma da previdência dos servidores do Estado. A proposta original recebeu 73 emendas dos parlamentares. O texto é alvo de muita polêmica entre os servidores e a votação deve ser marcada por protesto dos trabalhadores. Governo defende a proposta como fundamental para manter a saúde financeira dos Cofres do Estado ao longo dos próximos anos.

Sem desfile

Pelo segundo ano consecutivo o município de Içara não terá Desfile Cívico de 7 de Setembro. A informação foi confirmada pela secretária de Educação. Segundo a professora Rose Reynauld, o município ainda está em alerta contra o novo coronavírus e por este motivo não irá realizar um evento na área central. “Mas nem por isso a data deixará de ser lembrada em Içara. Vamos fazer eventos menores com cada escola desfilando em sua própria comunidade. Esse é um modelo que já está definido e que vai ser adotado neste ano ainda por conta dos cuidados sanitários”, justifica.

Trabalhando

Deputado Rodrigo Minotto aproveitou a segunda-feira para cumprir agenda em Içara. A presença do parlamentar deve reforçar a organização do partido na cidade. O PDT de Içara trabalha para elevar o volume de votos de Minotto na cidade e impulsionar a votação de Karol Callegari, pré-candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados. No roteiro, além de visita a lideranças, ao hospital e a Casa Rosa. Ele também conheceu o projeto Ciência na Escola da Escola Quintino Rizzieri, e passou ainda pela Câmara de Vereadores.

Em campanha

Cinco pré-candidatos do PSDB de Criciúma seguem trabalhando forte nos bastidores para a definição do nome que irá disputar pelo partido uma vaga na Câmara dos deputados. Estão na disputa o secretário de Saúde Acélio Casagrande, o ex-deputado Dóia, o ex-deputado Cleiton Salvaro, o presidente da Câmara Arleu da Silveira e o ex-presidente da Câmara de Nova Veneza Aroldinho Frigo. Os tucanos da região até haviam ensaiado uma campanha pró-Salvaro, mas como o prefeito já disse que o candidato tucano é Gelson Merísio a mobilização esfriou.