Prefeitura irá ceder espaço para Associação de Autista

310
Espaço será no antigo prédio da Polícia Militar

Sala está vaga e será devolvida do governo do Estado para o Município

Espaço será no antigo prédio da Polícia Militar

A sala que comportava o antigo quartel da Polícia Militar de Içara terá uma nova utilidade. É que como o governo do Estado não está mais utilizando o local, a sala irá passar novamente a ser de propriedade do município. “Na medida em que o comando da PM trocou de endereço, o correto é que haja a reversão ao patrimônio do município daquele espaço. Mas como é um processo burocrático, nós acordamos que de maneira imediata o município vai ocupa-lo para o trabalho voltado ao autismo na nossa cidade”, explica o prefeito de Içara Murialdo Canto Gastaldon.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Darci Rodrigues Júnior, conta que a antiga área da sede foi cedida pela Prefeitura para construção do quartel e somente para essa finalidade, sob cláusula de reversão ao patrimônio do município. “Atualmente não temos efetivo, muito menos o Estado tem dinheiro para investimento naquela local. Nada mais justo do que informarmos a prefeitura do nosso interesse em devolver aquela área ao município, pois é um terreno público”, explica o comandante. “Assim, encaminhamos à Secretaria de Administração, responsável pelos imóveis do Estado, documento informando nosso interesse e estamos aguardando a formalização disso”, pontua.

Desta forma, a Associação Beneficente de Apoio ao Autista aguarda a formalização da documentação para que possa formalmente exercer atividades no local. “Já estou com a chave da sala e na semana que vem a gente vai lá ver o que precisa ser feito com relação à reforma interna. A Prefeitura vai colaborar nesse projeto de reforma. Acreditamos que no máximo em três meses o espaço já esteja apto para funcionamento da ABAA”, revela a primeira-dama de Içara Ceneli de Freitas Gastaldon.

Parcerias

De acordo com a presidente da ABAA, Sandremara Costa, a associação busca convênios e parcerias voluntárias com profissionais que estejam interessados em desenvolver trabalhos com as crianças assim que a associação estiver com a sala preparada. “A gente busca contar com os serviços voluntários de educadores físicos, professores, psicopedagogos. Alguns já estão entrando em contato, pois querem fazer o serviço voluntário. Além disso, a gente vai buscar o convênio com o SUS para contratar alguns médicos”, projeta Sandremara.

Atualmente a ABAA não tem sala para realizar os atendimentos multidisciplinares. De acordo com a presidente da associação, o intuito da ABAA é proporcionar atendimentos com fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo, dentre outros profissionais. “Porque se você for fazer isso no particular, torna-se muito caro. No SUS, você não consegue encontrar e, quando encontra, normalmente o atendimento é precário”, explica Sandremara Costa.

Acompanhamento

Segundo ela, os pais das crianças também precisam de acompanhamento para conseguirem trabalhar com as crianças o desenvolvimento delas. Atualmente, a ABAA conta com 15 famílias associadas. No total, são 16 crianças. De acordo com levantamento feito pela Prefeitura, em Içara são aproximadamente 50 autistas matriculados na rede Municipal de educação.

“Sem dúvida, ficamos muito satisfeitos em saber que o prefeito resolveu ceder aquele espaço para a associação. Temos certeza que será muito bem utilizado”, fala o tenente-coronel Darci Rodrigues. A expectativa da presidente da ABAA é que, no máximo até maio, a sala já esteja no nome da associação. “Com relação aos profissionais, a Prefeitura também vai ajudar na obtenção de médicos, psicólogos voluntários e contratados. A existência de uma sede da associação se faz extremamente necessária e os integrantes da ABAA ficaram extremamente contentes com isso”, enaltece a primeira-dama.