Ontem, foram entregues 18 cobertores para pessoas em vulnerabilidade social

Içara

Desde a noite de ontem (27), a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social e o Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão realizando rondas pela cidade de Içara. As ações são para a proteção, orientação e entrega de cobertores, agasalhos, alimentos e máscaras para a população em vulnerabilidade social que está enfrentando o frio intenso desta semana. A ronda segue durante a noite desta quarta-feira, dia 28 e também nos próximos dias. 

Nas primeiras horas de visita foram abordados três homens sob um viaduto no bairro Barracão. “Eles são andarilhos, entregamos cobertores, agasalhos e máscaras, depois encaminhamos para a assistência social que providenciou calçados, meias e alimentação. Logo após essa situação encontramos mais um homem que estava de passagem pela cidade, ele estava em frente à igreja no bairro Vila Nova, deixando em sua barraca mais duas mantas. Entregamos ainda três cobertores para um proprietário de uma borracharia que abriga dois homens que também estão de passagem pela cidade”, conta o secretário da Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra.

O grupo fez também a entrega de dez cobertores à igreja Assembleia de Deus, próximo ao Paço Municipal. “As pessoas também procuram a igreja para pedir ajuda, assim já deixamos o material a disposição por ali também. Estamos buscando essas pessoas que estão de passagem nas ruas do município.  Fizemos vistoria em viadutos, igrejas, pátio de postos de combustíveis e outros locais com maior vulnerabilidade social. Essa será mais uma noite de rondas. Permanecemos em alerta no restante do período de frio intenso para a continuidade das ações”, reforça Dutra.

Frio intenso pelo menos até sábado

O frio intenso deve permanecer na região pelo menos até o próximo sábado, conforme aponta o climatologista Márcio Sônego. “Hoje (quarta-feira) foi um dia muito frio. Um dos dias mais frios do ano. Na madrugada marcou 2ºC em estações que eu nem imaginava, como Jaguaruna que é próximo do mar. Chegou a quase 0ºC na Belvedere e na Serra, 8ºC negativos. Em São Joaquim foi o dia todo negativo. A tendência é de neve nas próximas horas e madrugada nas serras catarinense e gaúcha”, informou.

A região amanheceu esta quarta-feira com os termômetros perto de 0ºC. “Na sexta-feira, o vento para, não terá nebulosidade e teremos geada mais ampla. Volta a ter chuva no domingo e o frio forte até sábado, mesmo domingo não esquentando tanto”, relata.

O climatologista diz ainda que as próximas três noites serão as mais perigosas para as lavouras.

Mobilização também no Extremo Sul

As 15 cidades Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) estão mobilizadas para atender as demandas diante da intensa onda de frio. Uma reunião promovida pela Assessoria de Políticas Públicas avaliou os encaminhamentos entre Defesa Civil e a assistência social.

A assessora de Políticas Públicas, Rosangela Paulino Alexandrino, explica que a reunião virtual, tratou sobre as ações desenvolvidas nos 15 municípios diante da chegada da frente fria intensa.

“A assessoria de políticas públicas em conjunto da Defesa Civil havia emitido o alerta para que fosse feita a organização das ações em proteção aos usuários da assistência social, que envolve um público como moradores de rua, andarilhos e famílias mais vulneráveis atendidas pela assistência social. Ficou entendido que todos os 15 municípios estão organizados para atender as demandas. Os municípios, por meio da assistência social entram para a história mais uma vez no atendimento de uma situação de calamidade natural. Como o setor tem identificado quem precisa de suporte, fica mais fácil fazer a atuação. Com o mapeamento do público, as ações são organizadas ou reorganizadas de forma mais ágeis. Entendemos que o sistema único de assistência social atua na proteção social aos usuários, especialmente neste momento”, constata a assessora.