Saímos do vermelho, mas…

A última atualização do mapa de risco para enfrentamento do Coronavírus feito pelo Governo do Estado mostra, depois de muito tempo, a região fora da bandeira vermelha. Fomos para o laranja, saímos do risco gravíssimo, mas não há o que celebrar. A orientação de todas as autoridades de saúde é para que se mantenha os cuidados sanitários como uso de máscara, distanciamento e álcool em gel e isso vale também para os vacinados. Vale lembrar que terminamos o ano passado com índices inclusive melhores do que os atuais. A partir daí, a população relaxou, imaginou que a vida poderia voltar ao normal e deu no que deu. Nos Estados Unidos, onde 49% da população já recebeu a segunda dose, houve também um processo de relaxamento e os casos voltaram a subir. Por isso o momento é de cautela, de redobrar os cuidados e esperar que todos os maiores de 70 anos recebam a vacina para finalmente relaxar um pouco.

Em alerta

Municípios de toda a região e a Defesa Civil do Estado estão em alerta com a previsão de frio intenso para toda Santa Catarina. Preocupação maior é com as famílias carentes e moradores de rua, que serão os mais impactados. Há uma tensão também no campo. Produção de frutas de caroço, hortaliças, fumo e bananicultura devem ser impactadas pela geada prevista para quase toda a semana. Pastagens também devem ser afetadas e isso trará impactos no preço da carne e do leite.

Semana decisiva

A semana deve ser decisiva para a reforma da previdência do Estado. Com a apresentação do relatório das comissões na quarta-feira já vai ser possível ter uma ideia das chances de aprovação da reforma, tal qual o governo enviou, ou se ela vai sofrer as mudanças reduzindo a economia projetada pelo governo. Ao todo foram apresentadas 73 emendas que atacam pontos considerados polêmicos na proposta como o modelo de transição e a redução da pensão por morte.

Um parceiro que sei foi

O coronavírus levou mais um amigo. Tony Marcos tinha a minha idade, era meu conterrâneo de Treze de Maio. Nos cruzamos pela primeira vez na Hulha Negra lá em 2002. O santo bateu e nos tornamos parceiros. Nos encontraríamos outra vez na Difusora e juntos fizemos muitos programas, conseguimos dar muitas risadas, tivemos boas histórias. Sábado foi dia de dar o último adeus e foi difícil acreditar. Tinha uma vida toda pela frente, mas acabou tendo sua história abreviada pelo vírus maldito. Ficam as boas lembranças e a torcida para que a Denise, sua esposa, e que os filhos Diego e Marcelo consigam superar a dor o mais breve possível.

Distribuindo

Governo do Estado de Santa Catarina começou a distribuição dos cartões do programa SC Mais renda. Aprovado pela Alesc, o programa prevê a distribuição de três parcelas de 300 reais para catarinenses impactados pela crise gerada pela pandemia de Covid-19 e que não estão sendo assistidos por outros programas.

Sem doses

Municípios da região estão sem vacina para aplicação da primeira dose na população. Por enquanto só há doses para a segunda aplicação. Uma nova remessa de vacinas deve chegar somente na quarta. Se isso se confirmar a imunização será retomada já na quinta-feira.

Aprovado

Os veículos que se encontram em situação de abandono e estacionados em vias de Criciúma há mais de 30 dias, poderão ser removidos pelo órgão municipal de trânsito. O Projeto de Lei 46/2021 é de autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD) e foi aprovado na Sessão desta segunda-feira (26) por unanimidade.