Silvio João Viana participa de série de entrevistas do Jornal Gazeta

Içara

De acordo com o Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Içara conta com uma área de 13.851 hectares ocupados para produção agropecuária. Com tamanha importância na geração de emprego e renda, a agricultura também exige investimentos do Poder Público. Por isso, a Secretaria da Agricultura segue com projetos para apoiar os produtores içarenses, em diversas frentes. Em entrevista ao Jornal Gazeta, o titular da Pasta, Silvio João Viana, destaca as ações já realizadas e planos a médio e longo prazo.

Jornal Gazeta: Nesse período como secretário da Agricultura, o que já pôde ser feito, ampliado ou melhorado?

Silvio João Viana: Estamos dando o máximo para fazer o melhor, alcançando nosso maior objetivo, que é atender bem o agricultor. Isso depende das nossas condições de equipamentos, já que os produtores precisam da secretaria com máquinas e serviços prestados. Ainda precisamos de outras máquinas e, por isso, seguimos trabalhando para conquistar novos. Assim que a frota for melhorada, o atendimento também vai melhorar.

Gazeta: Quais são as principais demandas que chegam à Secretaria da Agricultura?

Viana: Para tratores, temos uma demanda equilibrada, mas para serviços de retroescavadeira e escavadeira com esteira, por isso já contratamos alguns terceirizados para que possamos atender os agricultores até que possamos adquirir esses equipamentos.

Gazeta: Qual a importância desses serviços?

Viana: Todos são dentro das propriedades. A tecnologia chegou e os agricultores estão procurando se modernizar, porém, não vale a pena adquirir equipamentos desse tipo para trabalhos pequenos e, por isso, eles procuram a prefeitura para prestar assistência.

Gazeta: Existem projetos para distribuição de sementes, ou subsídio desses produtos aos agricultores?

Viana: Temos sim, apenas precisamos nos adequar em termos de orçamento. Nossa intenção é, no próximo ano, já ter programas ativos com distribuição de sementes e suplementação no fornecimento de calcário. Estamos estudando a viabilidade e a forma legal de adquirir esses materiais.

Gazeta: De que forma sua experiência como agricultor auxilia na gestão da Pasta?

Viana: Estou no lugar certo, onde gosto de trabalhar e atender o agricultor. Fico satisfeito em poder explicar e planejar a situação, junto com os produtores sobre o que ainda podemos fazer. Pra mim, é um trabalho gratificante, porque conheço as necessidades dos agricultores. Tenho procurado fazer o máximo. A prefeita Dalvânia Cardoso tem sido muito solícita às nossas demandas e, com certeza, até o final do ano, estaremos com novos equipamentos para atender os produtores.

Gazeta: Como funciona a integração da Secretaria com outros órgãos, como a Cooperativa de Agricultura Familiar, Epagri e associações de produtores?

Viana: Sempre tive afinidade com todos os órgãos. Quando fui secretário pela primeira vez, tive a ideia de unir todos num único local, o que deu muito certo. Hoje estamos no mesmo prédio que a Epagri e a Coopafi, além da Associação dos Produtores de Milho e Feijão. Queremos manter essa união, porque juntos podemos fazer o melhor.

Gazeta: O que a prefeita mais cobra sobre os serviços da Agricultura?

Viana: O que ela mais pede é para que os agricultores sempre sejam bem atendidos. Por isso, sempre solicito que os servidores também atuem dessa forma. Isso não significa dizer sim sempre, mas dizer não quando necessário, explicando os motivos. A prefeita tem compreendido nossas necessidades e, ao mesmo tempo, entendemos as condições que o Município tem para atender a demanda.

Gazeta: A médio e longo prazo, quais seus projetos para ampliar os atendimentos?

Viana: Tenho conversado com o gestor de Convênios, Israel Rabelo, que está em contato com os deputados e senadores, em busca de recursos para adquirirmos equipamentos, pois isto permitirá que possamos melhorar o atendimento. Já tenho informações que receberemos recursos para a compra de um trator agrícola moderno e com uma concha dianteira.