Dois ranking divulgados ontem mostram dados referentes ao combate da pandemia no país

Da Redação

Desde o dia 2 de junho, o Estado de Santa Catarina é considerado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) o estado com melhor gestão do combate à Covid-19 do Brasil. Por mais de um mês, SC apresenta a melhor pontuação nas sucessivas edições Ranking Covid-19 dos estados, que considera nove indicadores.

“Hoje o estado tem a menor taxa de letalidade do Brasil. Precisamos manter o ritmo de trabalho e tomar todas as medidas necessárias para garantir a qualidade no atendimento hospitalar aos catarinenses e continuar sendo referência nacional em gestão e transparência”, disse o governador Carlos Moisés sobre o resultado da pesquisa.

No Ranking Covid-19 dos Estados, em que a pontuação varia de 0 (melhor) a 100 (pior), Santa Catarina aparece com 19,77 pontos, logo à frente de Maranhão (22,19) e Rio Grande do Sul (22,76). O estado catarinense é destaque positivo em todos os indicadores.

A taxa de letalidade pelo novo coronavírus é de 1,18% em Santa Catarina, menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,86%. Em segundo lugar ficou o estado do Mato Grosso do Sul (1,24%), seguido pelo Distrito Federal (1,29%), conforme dados desta segunda-feira, 13.

Outros critérios apontados pelo Ranking Covid-19 são a proporção de casos confirmados, a evolução dos casos e o percentual de mortalidade de Covid-19, conforme dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são levados em consideração esses mesmos indicadores para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), fornecidos pela Fiocruz, além do Índice de Transparência da Covid-19, da Open Knowledge Brasil.

Santa Catarina é o Estado com menor mortalidade por SRAG do Brasil e continua com índice de transparência considerado alto, mesmo depois que a Open Knowledge Brasil passou a adotar critérios mais rigorosos na avaliação.

Pior em leitos ocupados de UTI Covid-19

Apesar da boa posição no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), SC também aparece muito mal na ocupação de leitos de UTI Covid-19 pelo do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz. Os dados felizmente mostram queda na ocupação. Nenhum estado brasileiro possui mais de 90% de ocupação de leitos UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 na edição do boletim publicada ontem (14).

Santa Catarina aparece entre os quatro estados em nível vermelho (imagem do mapa) com 82% dos leitos ocupados. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 10 de julho. Paraná (81%), Goiás (81%) e o Distrito Federal (80%), são os outros considerados mais graves.

Apenas quatro estados da Região Norte (Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins) e Goiás apresentaram crescimento no indicador de ocupação de leitos. Tendências de queda na taxa foram observadas no Nordeste, Sudeste, Sul e no Mato Grosso do Sul.

Segundo o Observatório, a tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 foi mantida nesta última Semana Epidemiológica (SE 27), de 4 a 10 de julho, pela terceira vez consecutiva. O número de casos e de óbitos vem caindo há três semanas em cerca de 2% ao dia, mas ainda permanece em alto patamar. A taxa de letalidade foi mantida em torno de 3%, percentual considerado elevado.

O estudo sinaliza ainda que a tendência de redução das taxas de ocupação de leitos é um reflexo da nova fase da epidemia no país. Com a vacinação, o número de óbitos e internações diminuiu entre os grupos de risco ou grupos prioritários. É o caso de idosos e portadores de doenças crônicas, por exemplo. Ao mesmo tempo, a transmissão permanece intensa entres aqueles que ainda não foram imunizados.