Conversa com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reuniu o Fórum Nacional de Governadores ontem (13) em reunião virtual
Da Redação
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, participou ontem (13) de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o Fórum Nacional de Governadores. O encontro teve como pauta o cronograma da vacinação nos estados. Os governadores solicitaram uma aceleração na entrega de doses, de modo a viabilizar o término da vacinação o quanto antes.
“Fizemos esse apelo para que possamos concluir a imunização da população adulta e começar a vacinar também os adolescentes. A única forma de controlar definitivamente a pandemia de Covid-19 é desta forma. Os governadores estão unidos em torno de desse tema e foi isso que relatamos ao ministro”, diz Carlos Moisés.
Outros temas da reunião foram a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca, o retorno das aulas em todo o país e o tratamento pós-Covid para quem sofreu sequelas por conta da doença. Segundo o governador Carlos Moisés, o ministro se comprometeu de dar um retorno das demandas apresentadas assim que conversar com a sua área técnica.
Vacinação em SC
Na segunda-feira, Santa Catarina alcançou a marca de 4.053.734 de doses de imunizantes contra a Covid-19 aplicadas. Os dados apontam 3.051.017 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 54,7% de cobertura vacinal da população alvo (acima dos 18 anos), e 18% de cobertura na soma entre segunda dose e dose única, com 1.002.717 doses aplicadas até as 16h.
Criciúma na segunda dose
A Secretaria de Saúde de Criciúma informou ontem que as 7.880 doses da vacina AstraZeneca para serem utilizadas na segunda aplicação serão usadas em pessoas que fizeram a primeira aplicação até o dia 5 de maio.
Já no caso da primeira dose para Covid-19, a vacinação está em pessoas acima de 38 anos e grupos prioritários.