Chapa ainda hipotética, mas muito competitiva, está sendo costurada nos bastidores

Criciúma

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), sugeriu no fim de semana que, caso os tucanos do Sul recebam convite para compor a majoritária para as eleições deste ano, o nome a ser indicado é o da deputada federal Geovânia de Sá. A indicação surgiu na reunião do PSDB em Cocal do Sul.

A estratégia de Salvaro, conforme a tese da jornalista Karina Manarin, colunista política na imprensa regional, seria viabilizar sua candidatura a deputado federal na região. Neste caso, Salvaro renunciaria a prefeitura para concorrer também às eleições deste ano. Ainda que uma tese, a chapa cogitada seria competitiva. Teria Geovania de vice do pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) e teria ainda o empresário Luciano Hang (sem partido) na vaga ao Senado pelo PP.

Esta chapa, ainda segundo informações da colunista, foi a mais falada nos bastidores políticos na última semana. NO entanto: “Não há confirmação se de fato João Rodrigues renunciará à prefeitura para entrar na disputa”, informou a Karina, que sondou esta articulação no fim de semana. Rodrigues só anunciaria após a decisão de Luciano Hang, ato que ficou para o fim do mês. Nos bastidores diz-se da possibilidade de João Rodrigues anunciar sua decisão numa festa em comemoração a seu aniversário prevista para esta sexta-feira (25).

Na reunião do PSDB em Cocal do Sul, Salvaro reforçou que sua candidata a deputada federal é Geovânia de Sá, mas explicou que em caso de composição em majoritária, o nome dela também está em evidência. Em nenhum momento o prefeito se colocou na disputa de algo.

O encontro foi organizado pela direção dos tucanos de Cocal, sob o comando de Ademir Antônio Menegon, o Capeleta, para organização visando as eleições deste ano e teve a presença de dois dos quatro pré-candidatos a deputado estadual pelo PSDB da Amrec: Acélio Casagrande e Giovana Galatto. Capeleta reafirmou o apoio dos tucanos de Cocal para a pré-candidatura de Giovana Galatto. O partido tem ainda como pré-candidatos a deputado pela Amrec o vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior, e o ex-deputado Dóia Guglielmi.

Já a chapa possível do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e do empresário Luciano Hang, que estaria então no PP, esbarra na adiantada conversa entre PSD e o União Brasil, que tem como pré-candidato ao governo estadual o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.