O pânico chamado corona

Claro que o assunto principal da coluna sempre é a política, mas o coronavírus acabou se tornando assunto obrigatório. Não apenas por conta dos riscos para a saúde pública, mas principalmente por conta do severo impacto que pode ter na economia brasileira. Na região carbonífera, empresas que começaram o ano otimistas já começam a rever investimentos e não descartam segurar a produção por conta no freio que a doença está colocando no consumo. O Brasil já refez os cálculos, fez uma pequena redução no valor do PIB para este ano, mas esse otimismo todo não reflete a verdade. Certo é que uma recessão global, ainda que breve, afetará em cheio a nossa já combalida economia. Quer exemplo da nossa condição precária economicamente? Observe o Paraguai. Na fronteira há gente vindo comprar no comércio brasileiro porque o castigado Guarani (moeda do Paraguai) valorizou muito frente ao Real.

Na saúde

Estou falando apenas do aspecto econômico e não do aspecto de saúde pública. Basta analisar. Temos na região carbonífera cerca de 500 mil habitantes. Se apenas 1% da população precisar de atendimento e internação hospital, estamos falando de 5 mil pessoas. Simplesmente não tem leito para tanta gente.

Sob análise

Deputado Daniel Freitas vai ser observado pelas autoridades de saúde depois de seu retorno dos Estados Unidos. Um dos integrantes, o secretário de comunicação da Presidência testou positivo para o coronavírus em sua volta ao Brasil. Daniel não apresenta sintomas, mas por questões de segurança será acompanhando.

Balde gelado

Freitas foi aos Estados Unidos com a missão de tentar acelerar a vinda da Tesla, mas ouviu de Donalt Trump que a orientação do governo estadunidense é que, pelo menos por ora, a Tesla não invista em outros países.

Visita

Ex-governador Eduardo Moreira cumpriu agenda ontem em Içara. Foi visitar a obra da Casa Rosa. Estrutura física está quase pronta, resta agora a luta por recursos para a compra de equipamentos e mobília. Moreira foi o responsável pela liberação de recursos para a conclusão da obra.

Vai ter festa

Secretário Paulo Brígido, um dos responsáveis pela Organização da Agromel, confirmou durante entrevista ontem na Massa FM. Vai ter festa. Evento vai rolar entre os dias 5 e 7 de junho no Módulo Esportivo. Uma das novidades será a vinda de um terceiro show nacional. “Nossa cidade merece celebrar, valorizar sua força econômica e sua cultura. Esse é o objetivo da Festa. Tenho certeza que esse é um evento que já está totalmente consolidado”.

Sou meu adversário

Médico Aníbal Dário foi o entrevistado desta quinta-feira no Microfone Aberto. Ele participou da série de entrevistas com os pré-candidatos ao Governo de Criciúma. Aníbal disse que tem se encarado como seu principal adversário. “Porque preciso aglutinar forças e mostrar que estou pronto para a disputa. Tenho que conseguir transmitir bem minhas ideias”, comentou. Aníbal também destacou que chega no processo como novidade. “Seguindo essa tendência que tem se falado tanto. Sou gente nova, participo pela primeira vez do processo eleitoral e quero dar minha contribuição a cidade”. O pré-candidato do MDB também garantiu que fará uma campanha marcada pelo respeito. “Apresentando propostas e respeitando a todos, inclusive aqueles que me chutarem a canela”. Entre os desafios que diz enxergar para a cidade, ele destacou um em especial. “Temos que retomar a pujança de Criciúma. A cidade precisa ser forte, precisa retomar o seu crescimento e precisa fazer isso sem comprometer a qualidade de vida das pessoas. Esse tem que ser o foco do novo governo”.