Uma triste marca

Município de Criciúma atingiu ontem a triste marca de 600 mortes em decorrência do novo coronavírus. A primeira vítima foi registrada em 1º de abril do ano passado. Desde então, outras 599 histórias foram interrompidas pela pandemia. O cenário melhorou um pouco nos últimos dias, é verdade, mas ainda estamos em uma situação grave e que exige de toda a população muito cuidado. A verdade é que esta tensão toda só vai acabar com o avanço da vacinação. Um avanço que depende da chegada constante de doses. Na terça-feira, Criciúma bateu recorde de vacinação, mas voltou a esbarrar na escassez de imunizante e agora depende da chegada de novas doses para seguir reduzindo a idade do público alvo.

Feriado ainda vai render

A polêmica sobre o Feriado de Santa Bárbara está longe de terminar. Depois de uma reunião nesta semana entre Igreja Católica, Comércio e Sindicato dos Mineiros os vereadores que participaram do encontro saíram conscientes de que as três partes tem razão. “Não é algo que vai ser definido de uma hora para outra é preciso analisar com muito cuidado”, explica o vereador Júlio Kaminski, relator da Comissão Especial que trabalha a revisão de leis em Criciúma e que tem caminhado muito bem até o momento. A ordem da comissão é desburocratizar e tirar de validade leis que atrapalham o desenvolvimento da cidade.

Sobre Santa Bárbara

No caso específico do Feriado de Santa Bárbara, a igreja defende a tradição católica de celebrar a fé em Nossa Senhora. Os mineiros defendem a manutenção da tradição. A lei que instituiu a data da padroeira dos mineiros como feriado em Criciúma é de 1940 e avaliação é de que é preciso respeitar a história do Carvão. Já o comércio entende que o feriado acaba prejudicando as vendas justamente em dezembro, o melhor período do ano para o comércio. O desafio é encontrar o equilíbrio e contentar todas as partes.

Proteção

Prefeito Clésio Salvaro deve sancionar nos próximos dias a lei aprovada na Câmara de Vereadores de Criciúma e que serve de proteção para os aposentados e pensionistas. A proposta foi apresentada pelo vereador Juarez de Jesus. “Quando a lei entrar em vigor os bancos e financeiras não podem mais ofertar empréstimos consignados para os aposentados da cidade. Só se for pessoalmente ou se o aposentado procurar. Isso é para evitar essa verdadeira caça que é feita por estas instituições”.

Coletiva

Prefeita Dalvânia Cardoso realiza nesta quinta-feira uma coletiva de imprensa. O encontro está marcado para às 14 horas e vais servir para apresentar as ações dos seus seis primeiros meses de governo. Vai destacar os números positivos e os avanços mesmo em tempos de pandemia.

Zera Fila

Emenda encaminhada pelo senador Jorginho Mello vai permitir que o Município de Içara avance em mais uma etapa do seu programa zera fila.  A ação vem sendo desenvolvida desde o início da gestão e ajuda a acelerar o atendimento em especialidades onde o tempo de espera em fila se arrasta por longos meses.