Imunização mais veloz

O município de Criciúma retoma na próxima semana a vacinação por idade. Vai seguir a decisão tomada pela Comissão Intergestora Bipartite, que na verdade já era um pleito do próprio secretário Acélio Casagrande. Com isso, a expectativa é de que se tenha uma imunização em ritmo mais veloz. Eu conversei nesta sexta-feira com o secretário Acélio Casagrande na Massa FM. A aposta dele é que até outubro o município consiga avançar até a faixa etária dos 40 anos. “Com isso vamos gradativamente registrar uma melhora no controle da pandemia e a redução no número de casos. Até lá, as pessoas precisam continuar se cuidando, adotando as medidas sanitárias porque o cenário ainda é muito ruim”, revela.

Intenção

Governo do Estado já manifestou oficialmente o interesse em comprar doses extras de vacina para imunizar toda a população de Santa Catarina. A informação foi antecipada pelo próprio governador Carlos Moisés em suas redes sociais. Segundo Moisés, o dinheiro já está inclusive garantido. A intenção, no entanto, esbarra em um problema: o Estado quer comprar as doses do Instituto Butantan e estas doses não existem. O Instituto tem enfrentado dificuldades para acelerar sua produção e sequer conseguiu ainda cumprir seu contrato firmado com o Governo Federal.

A culpa é do IFA

Tanto no caso da Fiocruz quanto no do Butantan o problema é o tal do IFA. O Ingrediente Farmacêutico Ativo é importado. Até meados dos anos de 1990, o Brasil produzia pelo menos metade de todo o IFA necessário para produção de vacinas. Com o tempo a indústria farmacêutica passou a ofertar ingrediente mais barato e a produção local foi deixada de lado. Se fez isso com praticamente todo o insumo médico e farmacêutico. Praticamente tudo era produzido apenas pela China. Com a pandemia e a demanda global por estes produtos, o Brasil sente na pele o erro de não ter ao menos uma reserva técnica de produção local para socorrer os brasileiros.

Contagem regressiva

Para o processo eleitoral que vai confirmar a reitora Luciane Ceretta e o vice Daniel Preve no comando da Unesc por mais quatro anos. A chapa é única, o resultado já está claro, mas a comissão que está envolvida na campanha quer uma grande mobilização de professores e alunos. Mesmo em tempos de pandemia, a meta é uma votação expressiva para chancelar o trabalho realizado até aqui e avalizar os novos desafios que serão enfrentados pela Universidade. Votação é na próxima quinta-feira, 10 de junho.

Eleição confirmada

Uma decisão da Justiça de Santa Catarina consolida o domingo, 13 de junho, como data para a definição do novo Conselho de Administração da Cermoful. A autorização para a eleição foi dada pelo juiz da 2ª Vara da Comarca de Urussanga, Roque Lopedete. No despacho o magistrado reconhece que a cooperativa está cumprindo todos os requisitos exigidos pelas autoridades sanitárias para dar segurança ao processo eleitoral. “A cooperativa tem um papel fundamental no desenvolvimento da nossa região e precisa dar continuidade aos projetos e fomentar a economia”, avalia o atual presidente e candidato à reeleição Rudy Recco.

Avaliação positiva

Secretário de Educação Miri Dagostin confirmou, durante entrevista à Massa FM, que a intenção de colocar os estudantes de volta, todos no modo presencial, já apresenta um resultado positivo. “A primeira resposta positiva foi a adesão dos pais. Temos pelo menos 85% dos alunos retornando ao modelo 100% presencial. As crianças também estão felizes em voltar a sua rotina. Tenho certeza que vamos pouco a pouco garantir a recuperação do tempo perdido com o online”.

Mercado aquecido

Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços divulgou dados com a expectativa para a movimentação da economia no Dia dos Namorados. Previsão é que em todo o país a data especial movimento perto dos 2 bilhões de reais.