Mais segurança

Município de Içara vai ganhar reforço importante para a segurança. Verba encaminhada através de emenda parlamentar do deputado Ricardo Guidi vai assegurar 32 novas câmeras de videomonitoramento. Isso é praticamente três vezes o que a cidade tem hoje. Os locais para implantação das novas câmeras vão passar pelo crivo da PM, que vai indicar tecnicamente o melhor ponto. Empresário Alex Michels, que era vereador a época e encaminhou o pedido de emenda ao parlamentar, foi as redes sociais para comemorar. “Ganho importante para a cidade. Mais segurança para os nossos moradores e eu fico muito feliz em ter colaborado com essa conquista”, destacou. Outro detalhe que chama atenção neste processo todo é a demora para a liberação do recurso. Verba foi pedida em 2017 e chegou quatro anos depois. Esses assuntos, sem dúvida, precisam de mais celeridade.

Mais verba

Após dois dias de discussões, a minuta do contrato, entre a Prefeitura de Criciúma e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) II, foi aprovada na quarta-feira e autorizou o financiamento de US$ 25 milhões para investimentos em obras de infraestrutura e meio ambiente no município. Financiamento será destinado para construção de vias, ampliação do canal auxiliar e implantação de novo parque ecológico.

Zera Fila

O Governo Municipal de Içara, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã de quarta-feira, dia 2, mais 50 autorizações de ultrassonografia dentro do programa Zera Fila. A lista chegou a ter mais de mil pessoas e desde fevereiro já baixou em torno de 250 o número de pacientes em espera. Alguns já aguardavam há mais de um ano. A entrega ocorreu no auditório Vereador Osvaldo e Luísa Duarte. “Não se pode admitir que a pessoa tenha que esperar esse tempo todo em uma fila. É necessário ter mais agilidade. Imaginem os casos mais graves em que se demorar muito nem dá tempo de fazer exame”, comentou a prefeita Dalvânia Cardoso.

Contas aprovadas 1 

Contas do prefeito Noi Coral do exercício de 2019 foram aprovadas na Câmara de Morro da Fumaça. Tudo conforme manda o figurino. Não houve surpresas e apenas um voto foi contrário. As contas chegaram na casa com parecer do Tribunal de Contas indicando a aprovação.

Contas aprovadas 2

A prestação de contas do Governo do Estado, referente ao segundo ano de gestão do governador Carlos Moisés, foi também aprovada por unanimidade. A sessão virtual do Tribunal de Contas de Santa Catarina foi realizada na quarta-feira (2). “Mesmo diante de tantos desafios e incertezas em 2020, conseguimos trabalhar com gestão tributária e econômica eficiente, culminando em resultados positivos. O trabalho que iniciamos no primeiro ano de Governo foi fundamental para o equilíbrio das contas e para que tivéssemos essa aprovação unânime”, destacou o governador Carlos Moisés.

Aguardando

Ex-prefeito de Içara Murialdo Gastaldon está fazendo um freio de arrumação em seus projetos. Muriado estava trabalhando para ser candidato a deputado estadual. Concorreria no espaço deixado pela deputada Ada de Lucca, que já anunciou e não vai para a reeleição. “Esse era o projeto inicial, mas como o ex-governador Eduardo Moreira pretende disputar uma vaga na Alesc, eu estou aguardando. Se ele confirmar a candidatura, eu não participo do processo. Agora se ele não for candidato, eu volto à disputa e tento uma vaga na Alesc”, confirma.

Na Unesc

Murialdo, aliás, está com atenções voltadas neste momento a eleição na Unesc. Ele está envolvido na eleição da reitora Luciane Ceretta. “É uma chapa única, mas queremos envolver a comunidade acadêmica e os professores e o nosso desafio é fazer isso durante a pandemia”, pontuou.