Comunidade participou da primeira reunião para tratar do assunto, que terminou sem definição até o fechamento desta edição

Balneário Rincão

A desanexação da parte do território da Barra Velha, que atualmente pertence ao município de Araranguá, para incorporação à área de Balneário Rincão seguia indefinida até o fechamento desta edição, mas a comunidade já havia declarado oficialmente na Audiência Pública realizada na noite de ontem (27), no Salão Paroquial da localidade, que quer ser do Balneário Rincão.

O encontro iniciou com as falas de moradores, que foram seguidas pela explanação técnica sobre as possíveis mudanças, o traçado e os impactos da alteração nas áreas dos dois municípios. Além disso, os vereadores também comentaram suas posições sobre o tema. A reunião, no entanto, não terminou com uma definição, pois o prefeito de Araranguá, César Cesa, não participou da audiência.

Até o fechamento desta matéria, também não havia uma definição sobre os próximos passos. Contudo, em entrevista ao Jornal Gazeta de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Balneário Rincão, Ademar Darolt, informou que a realização de um protesto não estava descartada. “Todos os nossos vereadores são favoráveis à mudança”, destacou.

A motivação para desanexação de 130 hectares do território de Araranguá é a maior proximidade com o Centro de Balneário Rincão, que faz com que os moradores daquela cidade utilizem os serviços públicos da prefeitura rinconense, como saúde, educação e fornecimento de água. Enquanto isso, a Administração Municipal da cidade do Extremo Sul é responsável pela coleta de lixo e manutenção da estrada.