Pizza, hino e aula presencial

Prefeito Clésio Salvaro voltou a chamar atenção no domingo com mais um de seus vídeos nas redes sociais. O vídeo mescla imagens de Salvaro em seu gabinete, de crianças da escola Padre Carlos Wecki, e visitando a central de merenda. Durante pouco mais de um minuto, o prefeito promete pizza, hino toda a semana e todas as crianças na sala de aula. “Estas crianças foram conhecer a Central de Merenda e testar uma pizza. Agora elas vão todo mês receber essa pizza nas escolas”, adiantou Salvaro. Em seguida o prefeito relata a presença de poucas crianças no ensino presencial. “Estive visitando as escolas e fiquei triste porque vi poucas crianças na sala de aula. Então, a partir do dia primeiro de junho, todas as crianças vão voltar para a sala de aula. Temos escolas boas, bem acolhedoras, com professoras preparadas então todos vão voltar. Ah e toda segunda-feira, antes de entrar na sala, estes alunos vão cantar o hino nacional e o hino de Criciúma”, disse.

Secretário confirma

O Secretário de Educação de Criciúma reafirmou na manhã de ontem, durante entrevista à Massa FM, o desejo de acabar com as aulas online no município. Segundo Miri Dagostin, a meta é para que em junho todas as crianças estejam na sala de aula. “Estamos trabalhando para isso. Vamos fazer a busca ativa, conversar com as famílias e mostrar que lugar de criança é na escola. Temos ambientes seguros e professores capacitados para que estas crianças possam estar em sala. Nossa meta é que isso aconteça já no próximo dia 1º”, argumenta.

Déficit de aprendizado

Segundo Miri, uma das justificativas para a volta à sala de aula é o aprendizado. Ele relata que há uma queda considerável no desempenho dos estudantes. “Temos que entender que em muitas famílias as pessoas não têm condições de ajudar os filhos, que os pais não têm como colaborar na tarefa e não há como negar que o desempenho em sala de aula é muito diferente daqueles que ficam no online. Se as escolas particulares estão fazendo, nós também temos essa condição”.

Irreversível

O ex-senador e ex-governador de Santa Catarina Casildo Maldaner está internado em estado grave no Hospital de Caridade em Florianópolis. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do seu partido, o MDB. Casildo, de 79 anos, luta contra um câncer. No sábado, ele passou mal e precisou ser internado. Maldaner havia superado em 2018 um câncer que afetava seu sistema nervoso central. Há menos de um mês ele recebeu a notícia de que o tumor havia voltado, novamente no cérebro. No início da última semana ele havia passado por um procedimento cirúrgico para a colocação de um cateter no cérebro. Ele se recuperou bem da cirurgia, mas acabou tendo complicações durante o fim de semana e precisou retornar ao hospital. Seu quadro é praticamente irreversível.

Usina é prioridade

Prefeita Dalvânia Cardoso recebeu moradores da Comunidade do Bairro Aurora para falar sobre a rua Francisco João Luiz. Ouviram que a pavimentação não vai sair neste momento porque a prioridade do governo é comprar uma usina de asfalto. Depois, com a usina ativada as ruas começaram a ser pavimentadas.

Paralisação

Servidores de Criciúma fazem dia de paralização nesta terça-feira. Concentração será no pátio de máquinas. Na pauta a pressão sobre o prefeito Clésio Salvaro para tentar garantir uma proposta de reajuste. Prefeito já avisou que quem não trabalhar vai ter o salário descontado.

Parceria

Senac firmou parcerias com Içara e Forquilhinha. No foco, a qualificação de mão de obra com cursos gratuitos. Processo de inscrição pode ser feito no site do Senac e as aulas são no modelo online.

Veto

Vereadora Carla Souza e o vereador Geraldo Baldissera foram surpreendidos com veto de projeto que previa a divulgação dos nomes dos imunizados contra a Covid-19 em Içara. “A prefeita justificou que é inconstitucional, que não caberia a Câmara fiscalizar, mas não conseguimos ver sentido nesta argumentação”, explica Carla Souza. “Esperamos agora o veto voltar para a Câmara e acredito que ele será derrubado por unanimidade da mesma forma como foi aprovado”, emenda o vereador Geraldo Baldissera.