Frio previsto para os próximos dias é esperança de boa pesca

15

Tainha pode chegar na costa nesta época do ano

Balneário Rincão

A previsão de frio e vento sul está deixando os pescadores do Balneário Rincão com esperança de fazer uma boa pescaria nos próximos dias. A chegada da tainha ao litoral catarinense coincide com o frio no sul de Santa Catarina. Para o presidente da colônia de pescadores Z-33, João Picollo, a tainha já deu as caras no Rincão na noite de terça-feira (11).

Alguns pescadores conseguiram alguns quilos, mas acidentes ocorreram. “Infelizmente um pescador nosso, no Torneiro, enroscou a rede em uma âncora antiga aprofundada e acabou rasgando. Ele perdeu um cardume de tainha”, explicou Picollo.

Pescadores do Balneário Esplanada tiveram mais sorte e conseguiram capturar cerca de seis toneladas na mesma terça-feira. Em Arroio do Silva foram mais de uma tonelada. “A tainha sai da Lagoa dos Patos, no Uruguai, e passa pela costa do litoral de SC, mas dependendo das temperaturas, elas acabam chegando mais perto das bocas das barras. A água do mar estando quente, eles passam por uma profundidade de 30 a 40 metros em alto mar. Esfriando em alto mar, ela vem mais para a costa, por isso que o frio é importantíssimo para a pesca”, explicou Picollo ontem (12), em entrevista ao portal 4oito.