As escolas da rede municipal em Balneário Rincão retornam às atividades oficialmente na segunda-feira e o início do ano letivo será marcado por novidades pedagógicas e melhorias na estrutura física das unidades, anunciadas ao longo desta semana. Conforme a secretária de Educação do município, Lidiane Rodrigues Lessa, algumas ações já foram promovidas.

“Na segunda-feira, realizamos uma palestra de boas-vindas aos professores, com Kairam Cabral (coaching). Foi uma palestra motivacional para os educadores”, cita Lidiane. A ocasião serviu também para apresentar os professores admitidos em caráter temporário (ACTs).

“As merendeiras e agentes de serviços gerais começaram a preparação das escolas no dia 4 de fevereiro e os professores voltaram das férias no dia 11. Como nós prorrogamos o processo de contratação dos ACTs, eles começaram na segunda, na hora da palestra”, relata a gestora. No dia seguinte, os professores já foram distribuídos nas unidades em que vão atuar.

Ela informa que alguns educadores trabalharam durante as férias, em projetos para este ano letivo. Algumas dessas propostas ainda estão em processo de elaboração, mas há um definido e, inclusive, com uma escola para aplicá-lo como projeto piloto.

“Estamos aguardando os professores passarem a relação dos projetos e acredito que até dentro desta semana serão encaminhados. Porém já vamos iniciar com o projeto piloto de xadrez, na escola Arroio Rincão”, comenta.

O projeto será um auxílio nas aulas de reforço dos alunos, pois, de acordo com Lidiane, vai estimular o raciocínio lógico e com isso facilitar a captação de conteúdos. “Nós temos aulas de reforço, o que é comum nas escolas. A questão do xadrez entra com uma ferramenta a mais, para melhorar o aprendizado do aluno”, explica.

 

Material

 

No ato da matrícula, em novembro, os pais dos alunos da rede municipal de Balneário Rincão foram informados que a prefeitura iria doar todo material escolar para o ano letivo de 2019. O kit será entregue aos cerca de 1,3 mil estudantes na volta às aulas.

“A medida vai garantir economia para os pais. O kit será composto com todo material necessário e mochila”, frisa o prefeito Jairo Custódio.

 

 

CEI será inaugurado nesta quinta-feira

 

A semana de preparativos para a volta às aulas não termina por aí. Nesta quinta-feira, acontece a inauguração do Centro de Educação Infantil Navegando no Saber, na comunidade de Rincão Sul, às 19h30min. A unidade começa a atender na segunda-feira as crianças matriculadas, e rematriculadas.

“Nós tivemos rematrículas dos alunos e matrículas em novembro. Agora as diretoras fazem o levantamento e colocam no sistema. E podem vir a disponibilizar mais vagas”, informa a secretária de Educação do município, Lidiane Lessa.

Antes o CEI funcionava em um local alugado e tinha um espaço menor. “As salas agora são maiores, há mais espaço para as crianças brincarem, tem parque, enfim, uma série de melhorias”, diz a gestora.

 

Construção de berçário em Pedreiras está na fase final  

 

Com o término nas obras no berçário do bairro Pedreiras, a educação do município vai disponibilizar em torno de 60 vagas. Por enquanto, não há data para inauguração da unidade, mas a perspectiva é de que seja logo, tendo em vista que a construção está em fase final.

“Está em fase de acabamento. Mas tem o processo de homologação de professores, que está previsto para 1º de março”, ressalta a secretária Lidiane Lessa. A obra iniciou em janeiro de 2018, licitada no valor de R$ 354.049,53.

Ao lado do futuro berçário, funciona o CEI Sonho Infantil, que também passou por reformas e ampliação. Conforme a gestora da Educação no município, os serviços já foram concluídos. “O Sonho Infantil conta agora com mais quatro salas de aulas”, observa.

Em janeiro deste ano, o prefeito Jairo Custódio assinou a ordem de serviço para a construção do segundo berçário no município e ampliação do CEI Peixinho Dourado.

A nova unidade será ao lado do CEI, que fica localizado na área central de Balneário Rincão. A previsão é de que a obra seja finalizada dentro de 180 dias. Esse pacote de serviços foi licitado no valor de R$ 488.289,56.

 

Ampliação do ensino fundamental é adiada

 

A projeção do Executivo de Balneário Rincão era de inserir, já a partir de 2019, o sexto ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal. No entanto, a implantação não ocorreu. O motivo, segundo a secretária de Educação, Lidiane Lessa, foi a necessidade de ampliação no espaço físico, principalmente das salas de aulas.

“A gente precisa de estrutura física nas escolas José Réus (em Lagoa dos Freitas), Arroio Rincão (na área central), e na Professora Amélia de Souza Silva (na comunidade de Barra Velha)”, sustenta.

No ano passado, foi divulgado à imprensa pelo então secretário de Educação, Adroaldo Faraco, que o município passaria a ofertar o ensino fundamental 2, gradativamente, pela rede municipal, já a partir de 2019.

Mas, de acordo com Lidiane, não houve essa condição e a implantação ocorrerá apenas quando houver as adequações necessárias. “Estamos nos organizando, assim que tivermos uma data divulgaremos”, diz a secretária.

Os alunos não chegaram a serem matriculados ao sexto ano, segundo a gestora. Entretanto, houve procura por matrículas e a solução foi explicar aos pais o ocorrido. Atualmente, o município possui ensino fundamental 2 e ensino médio, ofertados pela rede estadual.