Doses da Pfizer são distribuídas para Florianópolis, São José, Tubarão, Joinville e Blumenau

27

Estas cidades receberão 31.350 doses. As demais, 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que têm estrutura para armazenamento e equipes capacitadas

Da Redação

A nova remessa de vacina da Pfizer, recebida na segunda-feira (10) será encaminhada para os municípios de Florianópolis, São José, Tubarão, Joinville e Blumenau. O lote com 39.780 doses, que chegou ao aeroporto de Florianópolis às 19h20, passou pela Central Estadual de Rede de Frio, em São José, e foi distribuída ontem (11).

Estes cinco municípios catarinenses vão receber as doses na seguinte quantidade: Florianópolis, 10.530 doses; São José, 7.020 doses; e Tubarão, Joinville e Blumenau, 4.600 doses cada. O total é de 31.350 doses. As demais, um total de 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que tenham estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes. Os municípios citados foram treinados e têm estrutura física de parceiros como universidades e laboratórios privados com ultracongeladores.

“O resultado da distribuição do primeiro lote desta vacina somente para Florianópolis e São José foi bem positivo e conseguimos avaliar de perto o manejo necessário para a conservação da temperatura. Por isso, decidimos ampliar a distribuição para outros municípios que já estão aptos para receber esse imunizante”, assinalou o diretor da Dive-SC, João Augusto Brancher Fuck.

A vacina produzida pelo laboratório Pfizer chega a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da aplicação, as doses devem ficar a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.

As vacinas servirão para dar continuidade à vacinação das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose (D1). A segunda dose (D2) deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.