Nova empresa de iluminação pública da cidade traz o panorama sobre demandas e expectativas

Içara

Além de fazer parte dos serviços básicos à sociedade, a iluminação pública também é considerada uma questão de segurança e bem-estar social. Desde uma rua bem iluminada a uma residência que tenha luz em pleno funcionamento, esses são objetivos firmados pela Ilumina Içara, empresa que venceu o processo licitatório para implantação da Parceria Público-Privada na cidade.

Agora, a prestação dos serviços de iluminação no município de Içara está sob os cuidados deste consórcio, formado pelas empresas Lightcom, Serrana Engenharia e Faith Empreendimentos. Ao dar início aos trabalhos na cidade, está sendo realizada a substituição de todos os pontos por iluminação LED de última geração. Mas, o serviço será completo: implantar o software, sistema de telegestão e de atendimento também.

O intuito é que todas as assistências sejam feitas em menos de 24 horas, fazendo com que a manutenção do parque seja preditiva e não corretiva, mediante ao contato dos cidadãos. Quando cada etapa do planejamento estiver finalizada, haverá, ainda, um sistema automatizado de telegerenciamento, como explica Leandro Novelli, diretor da empresa. “Uma das principais motivações do trabalho que está sendo realizado, vem do básico, que é visto como o fundamental: ofertar às pessoas um serviço de iluminação pública de qualidade”, ressalta.

Atualmente, o número de atendimentos de ligações é bastante alto, chegando por volta de 80 chamados diários. São realizadas também rondas noturnas, todos os dias, para que a equipe verifique os pontos que estão apagados. 

Investimentos

Ainda, segundo o diretor da empresa, neste primeiro momento, serão investidos R$18 milhões na iluminação pública da cidade. “Esse valor será dividido entre a construção de CCO (Centro de Controle Operacional), aquisição de equipamentos e substituição e implantação de todo o parque de iluminação pública de Içara”, reforça Leandro. Isso será realizado com luminária LED, equipamento de ponta telegerenciado e mais uma infraestrutura de comunicação que permitirá a prestação de diversos serviços.

Com a verba, a expectativa é que a obra seja executada em 8 meses, a partir do momento em que houver a liberação do executivo municipal. A meta inicial é que ocorra a redução de consumo de energia em 60%. Porém, o foco não é somente na economia, mas que esse fator esteja aliado ao atendimento da norma 5101 da ABNT, que destaca a qualidade da iluminação pública. 

Relacionamento com o içarense

O essencial é visto como prioridade: que os munícipes, sejam todos bem atendidos. Para acompanhar o relacionamento entre os cidadãos e a Ilumina Içara, a empresa conta com um sistema de mensuração de desempenho que é vinculado ao atendimento do usuário. Inclusive, um dos índices é a própria medição da satisfação com a iluminação pública. “É preciso que nós, como empresa, abracemos a população, fazendo os atendimentos solicitados, dando a devida atenção e deixando as pessoas felizes e satisfeitas”, acrescenta Leandro. 

O consórcio preza em atender as pessoas de maneira humanizada, visto que, como empresa privada, também precisam satisfazer seus clientes, que são cada um dos cidadãos que residem na cidade. Todos da equipe têm como foco prestar um serviço de qualidade, como modo de revolucionar a iluminação pública dentro do município e trazer impactos positivos para a vida da população.

O diretor da empresa reflete que, muitas vezes, a iluminação da cidade acaba não sendo tão notada por, geralmente, as pessoas andarem de carro pelas ruas. Mas, aqueles que percorrem à noite, seja caminhando ou andando de bicicleta, sabem muito bem como a luminosidade faz toda a diferença, pois se sentem melhores e mais seguros. 

Solicitação de atendimento

Para ligar para a Ilumina Içara e solicitar um atendimento, basta entrar em contato pelo 0800 566 5566 e abrir o chamado, informando o endereço e a localização. Lembrando que quanto mais descritivo for o lugar, melhor será para a equipe encontrá-lo. 

Normalmente, as equipes trabalham durante o dia e, ao chegarem nas localidades, as lâmpadas estão apagadas. Para agilizar os serviços, não sendo preciso fazer testes antes de executar a manutenção, é preciso que seja bem especificado onde está o problema.

“Isso no futuro será solucionado, pois conseguiremos identificar todos os postes da cidade. Mas, no momento, é importante ser feito um descritivo completo ao ligar para o 0800”, reforça o diretor. 

Aplicativo

Para baixar o aplicativo Cidade Iluminada, basta buscá-lo na Apple Store ou no Play Store. Por possuir referenciamento, ao cidadão ir perto do poste e abrir o chamado, isso facilita bastante o trabalho da empresa. Vale destacar que os atendimentos podem ser solicitados a qualquer momento pelo aplicativo.

“Disponibilizar uma iluminação pública de qualidade tem um impacto muito grande na vida de todas as pessoas. E esse é o compromisso da Ilumina Içara”, frisa Leandro.