Produção de uva em Santa Cruz fica acima do esperado

5

Uva Niágara rosada se adaptou bem à comunidade. Foram colhidas 11 toneladas da fruta

Içara

A produção de uva Niágara rosada na comunidade de Santa Cruz, em Içara, superou as expectativas. O agricultor Samuel Matiola e a esposa Tamires Souza estimavam colher 10 toneladas neste ano, mas chegaram a 11 toneladas. Além da venda para o setor supermercadista, a safra foi também comercializada diretamente aos consumidores.

“Tivemos uma qualidade muito boa e poucas perdas, porque colhemos em um período de pouca chuva. Quando chove quando a uva está madura, acaba tendo mais doenças e não há o que fazer”, explica Samuel. Ele comenta que houve muitas visitas à propriedade este ano de pessoas interessadas em conhecer o parreiral e colher os frutos. “Por conta do coronavírus, muitos viram no espaço aberto uma opção para sair um pouco de casa”, entende.

Segundo o agricultor, o momento agora é de adubação já para o próximo período de produção e outros tratos do cultivo. “Também estamos cuidando das demais que foram plantadas”, ressalta, referindo-se ao incremento na lavoura, até então constituída por 1.740 pés, plantados em uma área de aproximadamente 0,7 hectare.

Colaboração Andreia Limas
Canal Içara