Os resultados da vacina

Em meio a toda tensão provocada pela pandemia de coronavírus, surge uma boa notícia. Dados da secretaria de Saúde de Criciúma mostram uma queda significativa de internações e mortes em pacientes com mais de 70 anos. Os dados foram confirmados pelo secretário de Saúde Acélio Casagrande e reforçam a importância da vacinação. “Essa é a boa notícia. Já percebemos uma redução significativa em pessoas com mais de 70. São justamente aqueles pacientes que foram imunizados, que já receberam a segunda dose. Isso comprova que a vacina é sem dúvida a saída para este caos”, destacou Acélio, durante entrevista à Massa FM. O secretário também destacou que espera terminar em junho a imunização dos moradores maiores de 60 anos e nos doentes crônicos. Claro, isso vai depender da agilidade do Governo Federal em encaminhar as doses.

Marcado

Governo de Içara confirmou para o dia 18 de maio o leilão de inservíveis de equipamentos do município. São pelo menos 75 itens que vão a venda. A expectativa do governo é arrecadar quase meio milhão de reais com a venda dos lotes. O item mais valorizado é uma escavadeira estimada em 35 mil reais. Os interessados em participar do leilão devem reservar sua vaga no auditório através do e-mail contato@damianileiloes.com.br.

Retomada

Está oficialmente autorizada a retomada da SC-442. Informação foi obtida pelo prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, ontem, na capital do Estado. Obra é fundamental para alavancar o desenvolvimento de Cocal do Sul e de Morro da Fumaça. As duas cidades são ligadas pela rodovia. De Faveri também cumpriu agenda no Comando Geral dos Bombeiros e na Secretaria de Estado da Educação.

As tainhas

Pescadores artesanais da região fazem os últimos ajustes em seus barcos e redes. O momento é de contagem regressiva para o início de mais uma pesca da tainha. A temporada começa oficialmente no próximo sábado e se estende até o final de julho. Depois de um 2020 muito ruim, a esperança é que este ano o mar esteja mais favorável. “A pesca da tainha é a mais rentável para os pescadores por conta do valor agregado do produto. Nossa esperança é de uma temporada positiva, mas isso depende muito das condições climáticas. É o tipo de pesca que depende do vento sul e do frio. Sem estes dois elementos, o peixe não encosta e fica longe dos pescadores artesanais”, explica João Piccolo, presidente da Colônia de Pesca Z-33. Sediada no Balneário Rincão, a colônia reúne pelo menos 400 famílias que sobrevivem desta atividade.

Em crise

Para Piccolo uma boa safra deve aliviar a crise vivida pela categoria. “Isso iria aliviar e muito o bolso do nosso pescador. Além da safra ruim de tainha e anchova no ano passado, a categoria também tem sofrido muito por conta da pandemia. Ficamos fora do auxílio emergencial e isso deixou muitas famílias precisando de doações para se alimentar”, lamenta.

Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Içara esteve ontem (26) reunida com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em Florianópolis. Segundo o presidente da comissão vereador Pedro Mazzuchetti (MDB), a secretária informou que o município deverá receber nos próximos meses uma UTI móvel. “Um novo veículo contribuirá com os atendimentos, garantido mais segurança aos pacientes”, afirmou Mazzuchetti.

Há vagas

Fort Atacadista de Içara e a unidade de Criciúma estão com vagas abertas para repositor, operador de caixa e operador de empilhadeira. Interessados devem levar o currículo para o instituto Mix, em Criciúma.

Moção recusada

Câmara de Vereadores de Criciúma recusou moção apresentada pela vereadora Jucélia Vargas contra a reformulação que está sendo programada pelo Banco do Brasil e que prevê fechamento de unidades em várias cidades Brasil afora. Na região carbonífera, uma das cidades que devem perder sua agência do BB é Morro da Fumaça.

Carvão

Deputados e representantes do Ministério de Minas e Energia se reuniram ontem na Assembleia Legislativa para discutir alternativas para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. Uma nova reunião foi agendada para o dia 24 de maio, às 14h. Conforme a deputada estadual Ada de Luca, a conjuntura apresenta um desafio, mas também uma oportunidade para a região Sul de Santa Catarina. “A reunião foi muito positiva, nós estamos todos no mesmo lado. A empresa que quer vender a Jorge Lacerda, a empresa que quer comprar, as autoridades públicas e a sociedade. Todos nós queremos trabalhar pela sustentabilidade social e econômica do Sul do Santa Catarina”, destacou Ada.