Em avaliação

A comissão criada pela prefeita Dalvânia Cardoso para avaliar ações que foram “startadas” no fim do governo passado deve começar a se manifestar nos próximos dias sobre a continuidade ou não de obras e projetos. Estão nesta lista a proposta de parceria público privada para a iluminação pública e também a pavimentação na região de Campo Mãe Luzia. Esta última, aliás, vem sendo alvo de protestos de moradores da comunidade. Vereadores ligados a gestão passada garantem que está tudo dentro da legalidade e com recurso assegurados. “A prefeita, eu já conversei com ela, afirma que tudo foi feito a toque de caixa, mas não é verdade. O caso da iluminação pública, por exemplo, foi um estudo de quatro anos. A comunidade quer uma resposta para isso e quer também saber quando as obras serão realizadas”, argumenta o vereador Geraldo Baldissera. A prefeita, por sua vez, tem dito que vai seguir reavaliando o cenário e identificando as prioridades. Ela ressalta que está com o orçamento apertado e que pretende caminhar no ritmo que for possível.

Com a comunidade

Moradores da região dos bairros Barreira e Jussara, questionaram ontem na Massa FM a situação do Colégio Padre Pacífico Dagostim. A queixa é que a escola está fechada e por conta disso os alunos tem que se deslocar para bairros vizinhos. Mesmo com o transporte coletivo, os pais alegam que o ideal seria as crianças estudarem na própria comunidade. Conversei com a secretária Rose Reynaud. Ela destacou que a escola está fechada desde antes da pandemia e que deveria ter passado por uma obra que nunca começou. “Esta escola tem um problema no telhado, rachadura nas paredes e precisa de reparos. Esse assunto já foi tratado no governo e a prefeita deve dar detalhes sobre o futuro desta escola em uma reunião com a própria comunidade”.

Aprovado

Vereadores do Balneário Rincão aprovaram nesta terça-feira o projeto de lei encaminhado pelo governo municipal que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs-Fundeb). A proposta atualiza o Conselho as regras do Artigo 212-1 da Constituição.

Definidos

Também na sessão desta terça-feira, no Rincão, foram definidos os líderes do Governo e da Bancada do MDB no Legislativo do município. A liderança da bancada ficou com o experiente vereador Airton Ferreira. Já o vereador Jorge da Luz foi indicado pelo prefeito Jairo para ser o líder do governo na Câmara.

Em exercício

Suplente de vereador Jeferson Monteiro vai passar os próximos 37 dias no legislativo de Criciúma. O pesselista vai ficar na vaga de Daniel Antunes, que pediu licença da casa.

Chegou

Conforme antecipado na coluna, o Hospital São Donato recebeu nesta quarta-feira seu tomógrafo. Agora com o equipamento, o hospital já pode projetar a ampliação de seus serviços garantindo mais qualidade e segurança aos pacientes.

Sim, nós vamos crescer

Conversei ontem na Massa FM com o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Moacir Dagostim. Na pauta, o bom momento da geração de emprego na cidade e na região. A convicção dos empresários é de que vamos sim crescer. Eles vem inclusive fazendo investimentos e se preparando para voltar com todo o gás tão logo o cenário seja mais seguro. Mesmo com toda a bagunça institucionalizada na política e com as incertezas da saúde a aposta é positiva. “Para isso, as pessoas também tem que seguir a vida. Tomar todos os cuidados mas tem que trabalhar, elas tem que procurar vagas porque elas estão ai. Elas tem que incentivar os filhos e procurar área técnica porque há muita demanda de mão de obra neste segmento”.