Assembleia mantida, eleição suspensa

A Cermoful realiza hoje sua Assembleia Geral Ordinária. O encontro programado para iniciar às 19 horas, será online e terá na pauta a aprovação das contas da atual gestão no último exercício e também a divisão dos recursos do Fates. “Há ainda outros assuntos na pauta, mas estes dois são principais. O encontro vai ser através da plataforma zoom e os detalhes para acesso e participação estão disponíveis no site da Cooperativa. O que está suspenso neste momento é a eleição para o Conselho de Administração, mas a Assembleia está mantida”, explica o advogado Rafael Trento, assessor jurídico da cooperativa. Segundo Rafael, a escolha do novo Conselho de Administração vai depender da melhoria das condições sanitárias do Estado. Ele lembra que não há como fazer a votação de maneira online e que, por isso, até que a nova eleição seja marcada, a atual gestão vai seguir no comando.

Sapinho no PDT

Rodrigues Mendes, ex-presidente da Câmara de Içara, está indo para o PDT. Ele deve oficializar sua posição na próxima quinta-feira. No ato deve ser formada uma executiva provisória do partido em Içara. Sapinho vai ser o presidente e Karol Calegari vai comandar o PDT Mulher na cidade. A ex-chefe do Procon no município chega na legenda com a missão de ser candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem.

No limite

A direção do Hospital São Donato fez ontem uma reunião com a prefeita Dalvânia Cardoso e o secretário de Saúde Sandro Resller. Na pauta do encontro um pedido para que o Governo de Içara ajude a instituição, que está operando no limite. “Hoje estamos no limite do limite. O hospital está completamente lotado e estamos pedindo a população que nos ajude. A coisa está complicada e realmente pedimos socorro para a prefeita”, destaca Júlio de Lucca, diretor administrativo da Instituição.

Fechamento do PS foi cogitado

Segundo a prefeita Dalvânia Cardoso, a orientação para os moradores de Içara é para que adotem todas as medidas preventivas para o coronavírus e só procurem o hospital em caso de emergência. “A situação é muito delicada. Em um primeiro momento chegou a se cogitar o fechamento do Pronto-Socorro. Isso não irá acontecer, mas o pedido é para que as pessoas se cuidem, usem a máscara e só procurem o hospital se não houver alternativa. Precisamos da colaboração de todos”, reforça.

Sem insumos

De acordo com o diretor do São Donato, além da superlotação, o hospital também enfrenta problemas para acessar os insumos necessários para o atendimento da população. “Estamos com problemas de insumos, medicamentos, EPIs, material para intubação. Além de não ter no mercado, quando você encontra algo que custava 10 passou a custar 100 reais. Nosso estoque dá para no máximo 10 dias. Situação está bem complicada mesmo”, alerta.

Taxa retirada

Governo de Içara deve assinar hoje um decreto prorrogando o prazo para o pagamento da chamada Taxa de Verificação do Município. A informação é do vice-prefeito de Içara, Jandir Sorato. A medida é uma das ações que vem sendo trabalhadas pelo município para ajudar os empreendedores da cidade. “Todos estão sendo afetados pela pandemia, então o município tem trabalhado para tentar ajudar. Essa é uma das ações que já está definida. A taxa de verificação vence em abril e vamos prorrogar esse prazo. Precisamos manter os empregos e a economia funcionando”, argumenta Sorato.

Na carne

Em contrapartida, o município também está trabalhando para cortar os gastos e priorizando a atenção a saúde. “Sabíamos que o início de governo seria delicado, mas ele se tornou ainda mais complexo por conta do enfrentamento da pandemia. Temos cortado ao máximo os gastos. Eu e o vice-prefeito não estamos usando carro oficial, o vice não tem nem secretária e estamos usando ao máximo os servidores de carreira, sem nomear cargos de confiança. É um esforço que vale, porque eu não pretendo fazer um governo medíocre. Temos compromisso com a cidade. Vamos superar a crise, a pandemia e fazer uma gestão marcante”, garante Dalvânia.

Auxílio estadual

Governador Carlos Moisés sinalizou à Secretaria de Fazenda do Estado para que seja feito um estudo que irá analisar a viabilidade de se criar em Santa Catarina um auxílio emergencial Barriga Verde. O governador informou que pretende buscar, em conjunto com os deputados e deputadas, a parceria da Assembleia Legislativa para a implementação da medida. A ideia é socorrer trabalhadores que perderam emprego ou tiveram a renda encolhida por conta da pandemia.

Definida

Governo do Estado fez nesta quinta-feira a abertura dos envelopes com a proposta financeira das empresas interessadas em concluir a obra de pavimentação da SC-442. A rodovia liga Cocal do Sul a Estação Cocal. A Setep foi a empresa que apresentou o menor preço e deve ficar com a obra. Agora tem que aguardar o prazo legal para apresentação de possíveis recursos. Tão logo esta etapa burocrática seja superada o Governo deve dar a ordem de serviço para a obra. No trecho de Cocal são pouco mais de 500 metros. Resta acabar apenas aquele trecho de paralelepípedo que passa ao lado da Eliane. Já em Estação Cocal o trabalho deve demorar mais. Ali a Setep vai concluir a obra retirando o trânsito pesado de Estação Cocal e ligando a rodovia até o trecho da Genésio Mazon, na comunidade de Vila Rica.

Pedido

Com a conclusão do trecho, moradores da Rua João de Rochi, que ainda é calçada com paralelepípedo, devem cobrar do prefeito Noi Coral a colocação de uma capa asfáltica na via. Seria promessa do chefe do executivo ainda em sua primeira campanha.

Subiu o Tom

Presidente da Câmara, Arthur Lira, elevou o tom ao Governo Federal. Entendimento é que há falhas no enfrentamento da pandemia. Ele disse que se nada for feito o Legislativo pode ter o remédio, mas lembrou que alguns remédios são fatais.