Carne do peixe é rica em proteínas e vitaminas A, B12 e D
Da Redação
O brasileiro do Sul do país, em geral, não tem o mesmo hábito de comer peixe como tem para carnes vermelhas (gado) e brancas (porco e frango). Mas, na quaresma e principalmente nesta semana da Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo – os frutos do mar são mais consumidos.
O bacalhau, um peixe mais tradicional em Portugal que no Brasil, é muito saudável. A nutricionista Letícia Tizziani destaca que, além de apetitosa, a carne do peixe é rica em proteínas e vitaminas A, B12 e D. “É uma excelente escolha para quem precisa seguir dietas e tem como objetivo deixar os músculos mais saudáveis. Também ameniza o estresse, reduz os riscos de ter câncer no cólon, protege a pele e contribui para a saúde cardiovascular. Importante lembrar que o modo de preparo de peixes e acompanhamentos pode resultar em pratos saborosos e nutritivos, é possível equilibrar”, conta.
Para acompanhar o bacalhau, a nutricionista recomenda duas opções. Na primeira, sugere brócolis, batatas, tomates e grãos de bico. Esses são alimentos que ajudam a fortalecer o organismo. O brócolis diminui inflamações e a prisão de ventre, melhora as funções cerebrais e fortalece os ossos. A batata reduz o estresse, ameniza os sintomas de tensão pré-menstrual e auxilia no controle do diabetes. Já o tomate previne o câncer de próstata, protege a visão e combate os radicais livres – essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.
“O grão de bico é o alimento principal. Possui proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas C, D, E e K. Também é rico em triptofano, que contribui para a produção de serotonina e aumenta a satisfação e a sensação de bem-estar, além de reduzir o estresse e a ansiedade. Outra vantagem é o ácido fólico. Essa vitamina (B9) ajuda mulheres a se manterem saudáveis na gestação e auxilia no desenvolvimento do feto. A leguminosa é recomendada também para vegetarianos e veganos porque, além de inúmeros benefícios, aumenta a saciedade”, afirma Letícia.
A segunda opção inclui vagem, abobrinha e limão-siciliano. A vagem retarda o envelhecimento precoce das células, combate a anemia, ajuda no crescimento dos músculos e melhora a saúde intestinal. Uma entre as principais funções da abobrinha é o fortalecimento dos ossos – cerca de 20 miligramas em cada 100 gramas do legume são de cálcio. Também contribui para a saúde dos dentes e do sistema nervoso. Já o limão-siciliano é rico em potássio e vitaminas C e B6. A fruta previne pedra nos rins, combate a anemia, melhora a digestão e reduz os riscos de doenças cardíacas. “Ambas sugestões harmonizam com vinho e sofisticam o cardápio”, avalia a nutricionista.