Escolas já se mobilizam para os desfiles que serão realizados na próxima quarta-feira

Criciúma, Içara e Região

Ontem foi dia de abertura da Semana da Pátria nos municípios da região. Após três anos sem desfile, Içara projeta um dos maiores eventos da história em 7 de setembro. Já em Criciúma, o Bicentenário da Independência começou com troca da Bandeira do Brasil no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, hasteada ao som do Hino Nacional.

Içara

Está aberta a Semana da Pátria em Içara. O evento inaugural da semana de manifestações cívicas relacionadas ao bicentenário da independência do Brasil ocorreu na manhã de ontem (1º), na Rua Altamiro Guimarães, com concentração na Praça São Donato. Entre as atrações, houve dança, declamação de poemas e a apresentação das fanfarras das escolas Quintino Rizzieri e Tranquilo Pissetti.

“É um momento importante que precisa ser celebrado com nossas crianças e nossas famílias. O evento desta manhã mostra como, mesmo com tantos problemas que temos no país, ainda assim está acesa a chama do patriotismo”, comentou o prefeito em exercício Itamar da Silva. “Pela abertura da Semana da Pátria, já temos noção do que será o nosso desfile de Sete de Setembro. O público surpreendeu e as atrações foram especiais”, acrescentou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Elenice Alvim.

Participaram do evento o 28º GAC, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Criciúma

Em Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Pátria começou com a Troca da Bandeira do Brasil do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. O hasteamento da bandeira da pátria foi realizado ao som do Hino Nacional, executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). “Nós representamos o início da pátria livre, porque por ela lutamos no passado. É uma honra estarmos celebrando mais uma Semana da Pátria. Esse é um ato para todos aqueles que amam o seu país. Estaremos sempre juntos das pessoas que elevam o nome da nação e celebram o aniversário da nossa independência”, ressaltou o comandante do 28° GAC, tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca.

Primeiramente, foi realizado o arreamento do Pavilhão Nacional com o Hino da Bandeira, cantado por alunos das escolas municipais. Logo após, os soldados do 28° GAC executaram a dobra da bandeira. Com a nova bandeira hasteada, a pira com o fogo simbólico foi acendida pelos alunos José Brunato Neto e Tanara Nariane da Silva Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dionízio Milioli.

“Durante um tempo, essa data foi esquecida. Esse resgate ao patriotismo é um dever de todos nós. O Dia Sete de Setembro é apenas uma data que precisa ser celebrada, mas o amor à pátria tem que continuar em nossos corações. Por isso, esse momento é muito importante na vida de todos nós, principalmente porque neste ano vamos comemorar o Bicentenário da Independência”, frisou o prefeito, Clésio Salvaro.

Na próxima quarta-feira (7), a partir das 8h, será realizado o desfile cívico-militar de Sete de Setembro, na Rua da Gente ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera. O desfile terá como tema o Bicentenário da Independência. “Neste Sete de Setembro viveremos um grande momento na cidade de Criciúma. Faremos um ato de extrema importância, encenar a chegada de Dom Pedro I ao Brasil”, afirmou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Participarão do ato cívico as 63 escolas da rede municipal e 17 entidades. Uma peça teatral que representará o grito da independência será realizada para o público. Quase 50 pessoas estão envolvidas no elenco da apresentação, que inclui alunos do município e professores, que orientarão as crianças e preparando o figurino.

Também na próxima quarta-feira (7), será inaugurado o Monumento do Bicentenário da Independência, no Parque Astronômico que está sendo construído no Morro Cechinel. O monumento com aproximadamente 18 metros homenageará os 200 anos de Independência do Brasil. Uma cápsula do tempo com cartas feitas por alunos das escolas municipais, sobre o que eles esperam de Criciúma na próxima década, será fechada no dia, para ser aberta após 10 anos, em 7 de setembro de 2032.