Nova campanha de conscientização será lançada para que a população que puder fique em casa

Criciúma, Içara e Região

O decreto do Governo do Estado que limita horários e lotação em diversos locais já está valendo. Na região carbonífera, mesmo ainda operando na matriz de risco laranja, há restrições. A evolução de casos confirmados nesta semana na Amrec, aliás, deve alterar situação no final de semana, quando o governo estadual divulga a nova classificação.

As medidas, conforme justificadas pelo governo, são para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A prefeitura de Criciúma avisou ontem por meio da assessoria de imprensa que a administração municipal irá aumentar ainda mais a fiscalização com a Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar. Pelo decreto há novas restrições de horários, redução de atividades não essenciais e intensificação de ações para reduzir a circulação de pessoas.

Entre os itens destacados no documento, está inclusa a redução da capacidade máxima para 50% de passageiros sentados no transporte coletivo, limite de 25% da capacidade pra atividades de lazer, proibição de festas e baladas em casas noturnas, proibição de qualquer atividade entre meia-noite e 6 horas e limite de 25% da capacidade para atividades de lazer.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, o não uso de máscara é a irregularidade mais frequente. “Muitas irregularidades por parte dos estabelecimentos estavam sendo observadas, tanto dos serviços essenciais como dos não essenciais. A falta do distanciamento correto entre as pessoas também é muito destacada”, salientou o gerente, completando que “a equipe também continuará com as escalas de plantão aos finais de semana”.

Reunião e live

Clésio Salvaro reuniu no fim da tarde e início da noite de ontem representantes das forças de segurança (PM, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, DTT e Exército) para definir os detalhes e fazer cumprir as restrições impostas pelo Governo do Estado para o combate à covid-19.

Uma nova campanha de conscientização será lançada para que a população entenda o momento mais difícil vivido pelo Estado desde o início da pandemia, e que também está sendo sentido em Criciúma, com o aumento de casos confirmados e a falta de vagas nos hospitais.

O apelo é para que as pessoas que puderem, permaneçam em casa, e para que todos mantenham as medidas sanitárias para evitar a disseminação. Também ficou definido que as fiscalizações serão intensificadas em todos os estabelecimentos. O transporte coletivo segue com 50% da capacidade e agentes de trânsito auxiliarão no controle.

Vacinas estão chegando 

A região também recebeu ontem as novas doses da vacina contra a Covid-19. Desta forma, a campanha de vacinação será retomada em idosos acima de 85 anos, profissionais da saúde acima de 40 anos, e pessoas com comorbidades. Em Criciúma, para ser imunizado, o cidadão deve estar cadastrado no Portal Minha Vacina, que pode ser acessado por meio do link minhavacina.criciuma.sc.gov.br e aguardar o chamado que será feito pela Unidade Básica de Saúde. O município recebeu 1.720 doses de vacina. Em princípio serão 1000 doses pra profissionais da saúde, 320 doses pra finalizar idosos acima de 85 anos e o restante pra iniciar a imunização dos idosos entre 80 e 84 anos.

109 hospitalizados em Criciúma

Pelos números da Vigilância Epidemiológica de ontem, Criciúma somava 723 pessoas com o vírus ativo. Entre suspeitos e confirmados, 109 estavam hospitalizadas até o fechamento desta edição. De ontem pra hoje, 140 testaram positivo e outras duas morreram. A cidade possui ainda 105 casos suspeitos. Quanto aos hospitalizados no município, 56 são de Criciúma e 53 são de outros municípios.