Guacamole sem nachos? Sim, no hambúrguer!

Chef PV Show ensina uma forma inusitada e incrível de utilizar o saboroso guacamole em um burguer muito suculento

A cozinha Tex-Mex é aquela que consegue unir o povo dos Estados Unidos com o do Mexicano (Texas/México). Na época das missões espanholas do século XVI e XVII, os alimentos da cozinha espanhola e da cozinha dos americanos nativos do Texas se mesclaram em uma fusão de tradições culinárias que se propagou pela Nova Espanha.

Tal fusão foi estudada por pesquisadores e está registrada em diversas obras. Autoridade na alimentação americana, Dianna Kenedy, foi a primeira a traçar fronteiras entre o que se considera cozinha mexicana e a comida mexicana americanizada no seu livro de 1972: The Cuisines of Mexico. Ainda existem referências como o diário Mexico City News no ano 1973. Alguns estudiosos da comida texana como Robb Walsh atualizaram os estudos de Kenedy relacionando a evolução da comida Tex-Mex a períodos sócio-políticos.

No Brasil geralmente as pessoas remetem aos mexicanos toda a responsabilidade por essa cozinha. Por ser mais marcante, a pimenta acaba sendo lembrada mais. Dentre as comidas tex-mex, destacam-se as tortilhas chips (nachos) com salsas picantes (servidas como aperitivo), tacos Shell, chili com queijo, Chili com carne, fajitas e etc.

Na receita de hoje, faremos um hambúrguer de peito de frango grelhado e usaremos os conceitos tex-mex em nossos molhos. Uniremos o sour cream (creme azedo) dos estados unidos ao guacamole mexicano.

Ingredientes: Pão de hambúrguer, peito de frango, sour cream, abacate, cebola roxa, pimenta dedo de moça, coentro, limão, azeite extra virgem, manteiga, sal e pimenta do reino.

Modo de preparo: Abra o abacate maduro e deposite a polpa em um recipiente. Com um garfo esmague, deixando-o pastoso. Adicione suco de limão fresco, que vai impedir que o abacate oxide. Entre logo em seguida com a cebola roxa picada, a pimenta e o coentro. Adicione sal a gosto, mexa e reserve.

Pegue o peito de frango e bata-o com um martelo culinário. Isso vai fazer com que a carne abra, ficando mais macia e o bife ficando de espessura uniforme. Com a ponta da faca, vá cortando as extremidades e deixe-o em formato redondo. Tempero com sal, pimenta do reino e raspas de limão dos dois lado e leve a chapa pré aquecida, com um fio de azeite extra virgem. Grelhe dos dois lados e reserve. Enquanto o bife descansa, entre com uma fatia de manteiga na grelha e após ela derreter, coloque os pães para aquecer. Com tudo pronto é só montar.

Comece com a base do pão, entre com uma colher de sour cream. Por cima, coloque o bife e o guacamole. Para finalizar, mais um toque de sour cream e a tampa do pão. Sirva imediatamente.

Se você quiser acompanhar o passo a passo em vídeo, vá até o Youtube do Chef PV Show clicando no QR Code. Lá ele explica tudo com mais detalhes.

E você gosta de comida mexicana? Quer aprender a fazer mais receitas ou nos indicar uma? Escreve para pvdalpont@gmail.com e troque informações conosco.

Esse é um lanche realmente saboroso e de certa forma, leve. Vale a pena fazer em casa.