No caso de Criciúma, que tem população maior, público que será atingido ainda é o acima de 71 anos

Içara, Criciúma e Região

O Estado distribuiu outras 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19, sendo 141.000 da Coronavac e 5.750 da Astrazeneca ontem (22) para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde. As centrais são responsáveis por encaminhar as doses para os municípios.

A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas, o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o Estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose, pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.

Lote de 4,1 mil doses encaminhado às UBSs

Criciúma recebeu mais 4.130 doses da vacina contra a Covid-19 e idosos acima de 71 anos começaram a ser agendados para imunização, que deve iniciar hoje (23). O lote com as doses está sendo encaminhado às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que entrarão em contato com os idosos, marcando data, hora e local para a vacinação.

Além das doses recebidas ontem, as equipes de imunização estão dando continuidade à vacinação de idosos acima de 75 anos, iniciada na última sexta-feira (19). Também foram vacinados profissionais de saúde acima de 25 anos de idade.

Em Criciúma, a Secretaria de Saúde realiza a imunização apenas das pessoas cadastradas. A Vigilância Epidemiológica alerta mais uma vez para que não procurem as UBSs sem prévio agendamento. A logística consiste no cadastramento no site minhavacina.criciuma.sc.gov.br e o contato dos profissionais das UBSs para marcar data, hora e local para a aplicação da dose. Até o momento estão cadastrados no Portal Minha Vacina 58.698 pessoas.

Os profissionais da Saúde que foram imunizados com a primeira dose da vacina Coronavac na primeira semana de março deste ano devem entrar em contato com o Telecovid 156 para agendar a aplicação da segunda dose.